Notícias

Delegadas da Grande Vitória conhecem Cerco Inteligente de Segurança da PMV

Publicada em 13/11/2018, às 16h11

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Eduardo Brinco
Cerco Inteligente de Segurança
Delegadas da Grande Vitória visitaram a Semsu e conheceram o sistema do Cerco Inteligente de Segurança
Eduardo Brinco
Cerco Inteligente de Segurança
Delegada Cláudia Dematté disse que o Cerco Inteligente pode ajudar a elucidar crimes e até casos de violência contra a mulher

Sete delegadas da Grande Vitória visitaram a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), na Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), onde está localizada a base operacional do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

Recebidas pelo secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, pelo subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni, e pelo corregedor da Semsu, Richard Campos Tanure, as delegadas puderam ver o funcionamento operacional do sistema e saber como ele pode ser usado em favor de setores de segurança do Estado.

"Não tem como um veículo passar por Vitória sem ser fotografado, por isso essa é uma grande ferramenta que colocamos à disposição de todas as corporações que têm competência de investigação para podermos explorar ao máximo o Cerco Inteligente de Segurança. Temos um vasto banco de dados que pode potencializar as investigações não só de furtos e roubos de veículos, mas também de outros crimes praticados", apontou o secretário Fronzio Calheira.

Durante a visita, a delegada Cláudia Dematté, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, agradeceu a disponibilidade da ferramenta e indicou às demais delegadas a utilização do sistema. "O Cerco Inteligente de Segurança nos proporcionou a captura de um estuprador. Segurança pública se faz com parceria, e é isso que a Prefeitura de Vitória está nos oferecendo com essa grande ferramenta de investigação", afirmou.

As delegadas também conheceram o funcionamento do videomonitoramento da capital e do Botão do Pânico.

Cerco Inteligente de Segurança

Desde o início do sistema, no dia 20 de abril, 75 veículos foram recuperados com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança. Além disso, ajudou a resolver diversos crimes onde estavam envolvidos veículos.

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página