Notícias

Defesa Civil se reúne com moradores para conscientizar sobre prevenção de riscos

Publicada em 09/03/2017, às 18h15

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Apresentação do calendário de capacitação das comunidades em proteção e defesa civil
Lideranças comunitárias e voluntários participaram de encontro para apresentação das atividades de capacitação da Defesa Civil
Leonardo Silveira
Apresentação do calendário de capacitação das comunidades em proteção e defesa civil
"Intenção é envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos", disse Jonathan Jantorno

Lideranças comunitárias e representantes de grupos de voluntários se reuniram, nesta última quarta-feira (8), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, no evento de apresentação das atividades de capacitação das comunidades em Proteção e Defesa Civil que serão realizadas ao longo do ano.

Trata-se do projeto Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s), uma iniciativa da Defesa Civil de Vitória que tem como objetivo aprimorar ações de resposta à população em períodos de anormalidade, como alagamentos, desabamentos, deslizamentos de terra, entre outras situações emergenciais.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, destacou a importância da iniciativa. "A intenção é envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres", disse.

Segundo Jantorno, o município conta com 24 núcleos atuando em toda a cidade. "O voluntariado exerce extrema importância para o sucesso de uma Defesa Civil. O munícipe que é voluntário do órgão, além de estar exercendo a cidadania, contribui para que os problemas existentes em sua comunidade sejam resolvidos", destacou.

O coordenador ambiental do Parque Gruta da Onça, Hugo De Nardi de Paula, é voluntário da Defesa Civil há dois anos e destaca a importância da parceria. "O trabalho voluntário é uma ferramenta muito importante para a geração de dados e, principalmente, para acompanhar e atuar, junto à Defesa Civil, nas demandas das comunidades situadas em áreas de risco", disse.

Liderança comunitária de Jardim Camburi, Marilda Margotto participou do encontro e aprovou a iniciativa. “Gostei bastante da iniciativa. Sou moradora de Jardim Camburi e fiquei surpresa de saber que o bairro está numa escala de risco 2. Quero muito participar das oficinas e ajudar a população nos problemas do dia a dia", revelou.

Formação

A formação de voluntários para o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) tem como objetivo tornar os alunos multiplicadores das orientações que receberão durante as aulas. Para ser voluntário, é preciso ter mais de 16 anos.

A previsão é de que a capacitação seja iniciada em maio, com aulas no auditório do Centro Integrado de Cidadania Zumbi dos Palmares – Casa do Cidadão, em Itararé. Por ser um trabalho voluntário, o munícipe/participante do curso de capacitação não terá remuneração.


Voltar ao topo da página