Notícias

Defesa Civil monitora áreas e alerta para riscos de deslizamento de terra

Publicada em 24/05/2017, às 14h08

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Defesa Civil
Defesa Civil
Defesa Civil faz vistorias e monitora área em Caratoíra

Vitória registrou, nas últimas 96 horas, um volume acumulado de 158,51 milímetros de chuva, segundo dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mais do que o dobro previsto para o mês de maio, que era de 70 milímetros.

Diante desse cenário, a Defesa Civil alerta a população para o risco de deslizamentos de terra ou rolamentos de blocos rochosos, já que as encostas encontram-se com o solo saturado (encharcado), aumentando, assim, o peso e o risco dessas ocorrências. O solo se torna uma "pasta" de lama que se desprende da encosta e escorrega.

Em períodos de chuvas intensas e em caso de risco de deslizamentos, desabamentos ou rolamentos de blocos, a população deve ficar atenta às dicas de segurança da Defesa Civil:

  • fique atento ao alerta da Defesa Civil e às informações dos serviços públicos;
  • em caso de risco, saia de casa e busque um lugar seguro na casa de parentes;
  • não retorne ao local de deslizamento sem que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno;
  • avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil;
  • se for o caso, procure desligar a chave de luz do local que desabou;
  • a entrada de crianças deve ser evitada;
  • a área deve ser evacuada;
  • o local atingido deve ser abandonado com rapidez, mas sem correrias. Ninguém deve se preocupar em levar objetos consigo;

"Os desabamentos podem ser ocasionados por fortes chuvas ou problemas na estrutura das construções. Em caso de acidentes desse tipo, não seja curioso. Ficar próximo ao local não é aconselhável, pois a área pode sofrer novos desabamentos. Só fique perto da área se for capaz de prestar socorro", orientou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno Rocha.

Ocorrências

Defesa Civil
Defesa Civil
Defesa Civil isolou área onde houve deslizamento de terra em Gurigica e colocou lona para evitar infiltração do solo

Devido ao período de chuva constante na Grande Vitória, de terça (23) para quarta-feira (24), aconteceu um deslizamento de um muro na avenida Santo Antônio, nº 40, na Vila Rubim, sem vítimas. O local fica atrás de um posto de combustíveis e próximo à rodoviária. A Defesa Civil Municipal fez uma interdição parcial do local com o objetivo de garantir a segurança das pessoas e continuará monitorando a situação.

No bairro Gurigica, um deslizamento de terra acabou atingindo o muro de uma casa, na madrugada de segunda (22) para terça-feira (23). A Defesa Civil interditou a residência atingida e um sobrado de dois pavimentos, além de isolar a área. Os moradores foram encaminhados para casa de parentes.

Na manhã desta terça (23), a equipe da Defesa Civil voltou ao local com uma geóloga e manteve a interdição do imóvel de baixo que foi atingido. Já o de cima sofreu uma interdição parcial. Além disso, foi colocada uma lona no local para evitar nova infiltração no solo. 

Contatos

Defesa Civil de Vitória

Telefones: (27) 3382-6168 e 3382-6167. Plantão: (27) 98818-4432 (24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados)

Corpo de Bombeiros

Telefone: 193


Voltar ao topo da página