Notícias

Defesa Civil de Vitória é destaque em seminário de gestão de riscos

Publicada em 10/08/2017, às 17h23

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Palestra Defesa Civil
Jonathan Jantorno ministrou a palestra “Boas Práticas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Vitória" durante o seminário
André Sobral
Palestra Defesa Civil
Evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo e reuniu autoridades civis e militares, além de gestores e moradores

Fortalecer os órgãos da Defesa Civil no Espírito Santo. Foi com esse intuito que aconteceu, nesta quinta-feira (10), no auditório do Tribunal de Contas do Espírito Santo, na Enseada do Suá, o VI Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres.

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades civis e militares, funcionários de diversos órgãos e moradores, participaram do evento, que teve como objetivo proporcionar discussão sobre as estratégias nas atuações em Defesa Civil e na conscientização da sociedade sobre os riscos existentes.

Durante a programação, o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno, ministrou a palestra “Boas Práticas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Vitória”, na qual destacou a atuação dos agentes e voluntários nos locais de risco e quando há problemas de estruturas nas construções.

"Evoluímos em Vitória na prevenção de deslizamentos nas encostas, desastres nas residências, no monitoramento de áreas de risco e, o principal, no salvamento de vidas", apontou Jantorno.

A capacitação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s) também foi destaque na palestra. "Os próprios moradores dos bairros fazem um trabalho de prevenção e conseguem identificar os riscos nos locais onde moram e, assim, acionar com maior precisão a Defesa Civil. Com a capacitação dos voluntários, conseguimos reduzir o número de solicitações", disse.

"Esse seminário amplia o debate em busca de uma política pública de Defesa Civil, que deve ter a participação dos municípios. É fundamental, ainda, fortalecer as comunidades para que saibam prevenir e agir em caso de desastres", ressaltou Jantorno.

Homenagem

Além das palestras e debates, também houve a entrega da Medalha da Defesa Civil - a medalha General Castro -, que homenageou várias personalidades pelos relevantes serviços prestados ao Estado e à comunidade capixaba em assuntos de Defesa Civil, dentre elas, o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

"Estou muito feliz e orgulhoso em receber essa honraria. Agradeço especialmente ao Cel BM D'isep e Cel BM Cerqueira pela indicação e ao prefeito Luciano Rezende por me conceder a honra de liderar a equipe da Defesa Civil Municipal".

Leonardo Silveira
Público presente no auditório do Tribunal de Contas do ES para o Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres
Jonathan recebeu a Medalha da Defesa Civil: a medalha General Castro
Leonardo Silveira
Público presente no auditório do Tribunal de Contas do ES para o Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres
Evento proporcionou discussão sobre as estratégias nas atuações em Defesa Civil e na conscientização da sociedade sobre os riscos existentes

Voltar ao topo da página