Notícias

Defesa Civil conclui análise de risco para ações imediatas em Jesus de Nazareth

Publicada em 01/02/2018, às 16h53

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth
Equipes da Defesa Civil e da PMV fizeram uma avaliação de risco no local do rolamento do bloco de pedra
Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth
Defesa Civil faz monitoramento do local e destaca que local vai receber trabalho de contenção

Após o rolamento de um bloco de pedra no bairro Jesus de Nazareth, na manhã desta última quarta-feira (31), a Defesa Civil Municipal concluiu nesta quinta-feira (1º) a análise de risco do local. Cinco residências foram interditadas pelo órgão e um sexto imóvel foi notificado.

"Um bloco que estava apoiado em uma parte vazia em cima da pedra rolou provavelmente por causa do efeito da água da chuva, o que resultou na instabilidade em sua base. A canaleta serviu como contenção e o bloco ficou apoiado sobre ela. O cenário agora é de risco alto, pois a gente não consegue precisar a estabilidade desse bloco", informou o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno Rocha.

Ações emergenciais

Ele informou que ações emergenciais e preventivas serão realizadas no local e que o monitoramento da região será contínuo. De acordo com Jonathan, é preciso que seja feito o desmonte do bloco que rolou de cima da pedra. A Defesa Civil identificou ainda outros dois blocos que precisam de ações preventivas.

"Um bloco localizado acima do que caiu vai receber reforço em sua contenção e outro também receberá ação de desmonte para evitar novo deslizamento. Temos de observar o todo e não deixar nada para trás", declarou Jonathan, que contou com uma equipe de geólogos e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) para realizar a análise.

Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth
Equipes vistoriaram o local e traçaram ações emergenciais e preventivas
Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth
Equipe de geólogos e engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) foram ao local para realizar a análise

Famílias

Cinco famílias que estão nos imóveis localizados logo abaixo da linha de rolamento do bloco de pedra foram orientadas a deixar suas casas.

"Em um primeiro momento, a orientação é que essas famílias se direcionem para casas de parentes ou amigos. Se as famílias não tiverem essa opção, a Prefeitura oferta o abrigo institucional, que são apartamentos onde elas devem morar até que o problema seja solucionado. Caso elas se recusem, será aberto um processo judicial para obrigar que elas deixem as residências que estão em situação de risco", esclareceu o coordenador da Defesa Civil.

Prazo

Após a classificação do risco no entorno do local onde ocorreu o deslizamento, a Defesa Civil elabora um plano emergencial para conter o deslizamento no local e encaminha para a Semohab, que vai analisar em quanto tempo a obra será realizada.

Plantão

A Defesa Civil mantém um esquema de plantão e vistoria de áreas de risco na capital. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432.

Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth
Diego Alves
Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth

Voltar ao topo da página