Notícias

Curta produzido por jovens da Casa da Juventude é selecionado para novo festival

Publicada em 02/08/2017, às 18h05 | Atualizada em 02/08/2017, às 18h05

Por Josué de Oliveira, com edição de Eduardo Brinco


Foto Divulgação
Na Quebrada
O curta-metragem "Na Quebrada" foi produzido pelos jovens atendidos na Casa da Juventude, em São Pedro

Mais uma vez o curta-metragem Na Quebrada foi selecionado para participar de um festival de cinema. Desta vez, o vídeo, produzido por jovens atendidos na Casa da Juventude, vai concorrer na categoria Melhor Filme pelo Juri Popular no 24º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 11 e 16 de setembro.

A produção dos jovens vai concorrer com outros cinco filmes. Todos serão exibidos no Teatro Carlos Gomes dentro da 2ª Mostra Cinema e Negritude. Após as sessões, o público será convidado a escolher quem vai levar o Troféu Vitória.

Este ano, com o objetivo de aumentar a acessibilidade às obras exibidas, todas as sessões serão realizadas com tradução e interpretação em libras.

Disputa no Sul

O “Na Quebrada” também foi selecionado para ser um dos finalistas do Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (Fecin), um dos mais tradicionais do Espírito Santo. Ao todo, foram inscritos 188 filmes para a Mostra Competitiva de Curtas do 6º Fecin, que acontece nos dias 08 e 09 de setembro de 2017, em Muqui, Sul do Estado.

Para a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, é muito gratificante ver o trabalho realizado na Casa da Juventude, pelos jovens de São Pedro, ganhando destaque. "Quando a juventude tem a oportunidade de realizar atividades nas quais acredita e se vê representada, os resultados são sempre maravilhosos", disse.

Envolvimento

Para o diretor do vídeo, José Augusto Muleta, ser selecionado é uma grande vitória. “Foi um trabalho produzido com muito carinho, acreditamos nesse projeto. O objetivo foi levar um horizonte diferente, uma possibilidade nova de conhecimento para os jovens da região”.

Durante as gravações, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar conhecimentos de audiovisual e linguagem cinematográfica. “O que gerou esse excelente resultado foi o envolvimento de todos. Eles curtiram fazer e por isso o trabalho teve esse resultado” disse o diretor.

Curta

O curta-metragem "Na quebrada" tem duração de aproximadamente quatro minutos, foi elaborado, produzido, gravado e estrelado pelos jovens atendidos na Casa da Juventude, em São Pedro. A trilha sonora do curta é de autoria do MC Islan Gusmão, 22, morador de São Pedro.

O vídeo é uma realização da Casa da Juventude, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), em parceria com a produtora Milindro. Foi gravado na região de São Pedro e tem como objetivo quebrar paradigmas, desconstruir preconceitos e valorizar a cultura local.

A história gira em torno de dois jovens que saem pela comunidade de São Pedro em busca de um “produto típico” da região para oferecer para o estrangeiro que visita a cidade.


Voltar ao topo da página