Notícias

Cursos de qualificação abrem horizontes de alunos no mercado de trabalho

Publicada em 26/09/2017, às 13h59

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Curso de Cabeleireira AOPA Santo Antônio
Daniele e Jaqueline fazem o curso de Cabeleireiro de olho na abertura do próprio negócio
Carlos Antolini
Curso de Cabeleireira AOPA Santo Antônio
Curso de Cabeleireiro Assistente é ofertado pela Associação das Obras Pavonianas de Assistência (Aopa) em parceria com a Semttre

As amigas Daniele e Jaqueline enxergaram no curso de Cabeleireiro Assistente a oportunidade de montar seu próprio negócio e se tornarem empreendedoras de sucesso. Moradoras de Resistência, na Grande São Pedro, as duas, que são alunas assíduas e anotam cada detalhe passado pela instrutora durante as aulas, tornaram-se sócias e estão abrindo um salão de beleza no bairro.

"Nós alugamos o espaço há pouco tempo e estamos ainda montando a estrutura. Queremos colocar em prática o que estamos aprendendo no curso. Estou muito ansiosa para começar logo", contou Daniele Azevedo da Silva, de 29 anos, que faz o curso pela primeira vez, mas já tinha conhecimento do ofício por atuar como assistente no salão de beleza da tia. "É uma grande oportunidade para me tornar uma empreendedora", completou.

Já atuando na área, mas como manicure, a amiga Jaqueline Barcelos, de 31 anos, quis dar um grande passo e fazer também os cabelos dos clientes. Ela contou que se inscreveu para ter novas oportunidades no mercado de trabalho, ampliando a área de atuação. "Desde os 12 anos trabalho como manicure. Agora chegou a hora de avançar. Fiz a inscrição para aprender a fazer cortes e outras técnicas, como penteados. Com a Daniele como sócia, vamos poder crescer nessa atividade", enfatizou.

Curso

Além de Daniele e Jaqueline, outras 14 alunas fazem o curso de Cabeleireiro Assistente, ofertado pela Associação das Obras Pavonianas de Assistência (Aopa), no Centro de Formação Ludovico Pavoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES). Na manhã desta terça-feira (26), elas aprendiam técnicas de corte, escova, hidratação e penteado.

Carlos Antolini
Curso de Cabeleireira AOPA Santo Antônio
Qualificação gratuita abre as portas para novas oportunidades no mercado de trabalho
Carlos Antolini
Curso de Porteiro AOPA Santo Antônio
Alunos do curso de Porteiro fazem simulação de atendimento durante as aulas práticas

Porteiro

Ainda no Centro de Formação Ludovico Pavoni, em Santo Antônio, também acontecia a qualificação para Porteiro. Dezesseis pessoas se matricularam para o curso, que tem na sua grade curricular temas como primeiros socorros, segurança, combate a incêndio, informática básica, equipamentos de comunicação, postura e ética, com aulas teóricas e dinâmicas sobre situações do dia a dia da profissão.

O representante de produtos de beleza Genésio Henrique Rocha da Silva, de 35 anos, é um dos alunos. Ele aposta no curso como uma forma de conseguir uma nova profissão e também aumentar a renda, voltando ao mercado de trabalho com carteira assinada. "O mercado de trabalho está muito difícil, e preciso de uma renda extra. Aposto nessa qualificação para uma nova oportunidade no mercado. Tenho uma grande esperança de conseguir em breve", afirmou.

Gilberto Flávio Ferreira Cruz, de 37 anos, também faz o curso e pretende conseguir uma vaga permanente de porteiro. "De vez em quando faço serviço freelancer de portaria. Quando surgiu a oportunidade de contratação, não tinha o curso na área. Soube da oportunidade ofertada, fiz minha inscrição e estou concluindo. Com o certificado, agora já tenho um emprego em vista".

Mudança do perfil

A gerente de Qualificação do Trabalhador da Semttre, Fabiana Santos de Oliveira Gomes, destacou que a qualificação profissional é fundamental para o ingresso e a permanência do trabalhador no mercado de trabalho, principalmente, em momentos de crise econômica.

"Atualmente, nota-se uma mudança no perfil do público que tem procurado os cursos ofertados. Com a crise e o desemprego, mesmo pessoas com alta escolaridade e qualificação têm buscado alternativas de trabalho e de complementação de renda. Por isso, foram pensadas formações que possibilitem um retorno em curto e médio prazos em termos de geração de renda", pontuou.

A gerente destaca que a parceria com a Associação das Obras Pavonianas tem sido fundamental para a promoção de cursos e oficinas de qualificação profissional. "Tem sido uma soma de forças na busca do mesmo objetivo, que é a qualificação profissional para a geração de trabalho e renda", afirmou.

Carlos Antolini
Curso de Porteiro AOPA Santo Antônio
Genésio aposta no curso como uma forma de conseguir uma nova profissão
Carlos Antolini
Curso de Porteiro AOPA Santo Antônio
Gilberto pretende conseguir uma vaga permanente de porteiro

Voltar ao topo da página