Notícias

Cultura lança dois livros que resgatam a memória da cultura capixaba

Publicada em 19/12/2014, às 19h17 | Atualizada em 19/12/2014, às 19h17

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Casarão Cerqueira Lima
As duas obras importantes para a história da cultura local foram lançadas no Casarão Cerqueira Lima,

Com um coquetel de boas-vindas, no Casarão Cerqueira Lima, aconteceu na noite desta quinta-feira (18), o lançamento dos livros "O poeta da cidade – Elmo Elton: vida e obra" e "Negros, índios e mestiços: Estudos etnográficos", de Afonso Cláudio de Freitas Rosa.

Os livros fazem parte, respectivamente, das Coleções José Costa e Roberto Almada, uma parceria entre a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim e a Academia Espírito-Santense de Letras.

A secretária Municipal de Cultura, Ana Laura Nahas, destacou a importância dos lançamentos. “São duas obras muito importantes para a história da cultura local e lançar estes livros no Casarão Cerqueira Lima, um espaço dedicado a preservação da memória, é de um valor muito simbólico”.

O presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro, destacou a importância de Afonso Cláudio de Freitas Rosa como intelectual, como homem que lutou contra a escravidão, além da influência de "Negros, índios e mestiços: Estudos etnográficos", no clássico “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre.

“O que mais importa neste livro é o fato de exaltar que todo homem tem direito a liberdade. Os três textos que compõem essa obra são de grande valor histórico” afirmou. O organizador do livro "O poeta da cidade – Elmo Elton: vida e obra", André Luiz Neves Jacintho, falou sobre como Elmo Elton era um profissional que buscava preservar a memória da capital.

“Quando a gente se debruça sobre a obra de Elmo Elton, a gente percebe que ele era um batalhador em manter a história desta cidade. Agora a gente tem o prazer de fazer o mesmo com sua obra. É gratificante”.

Coleções

A Secretaria Municipal de Cultura publica livros voltados à valorização da identidade cultural de Vitória. Desde 1993 foram produzidos vários títulos, com tiragem média de 1,5 mil exemplares, que estão divididos nas coleções Escritos de Vitória, Memória Viva, Roberto Almada, Elmo Elton e José Costa, ou organizados individualmente.

A ação é desenvolvida pela Biblioteca Muncipal “Adelpho Poli Monjardim”, onde a população pode encontrar os títulos. A Coleção Roberto Almada apresenta a biografia de autores capixabas e a análise crítica de suas obras. Já a Coleção José Costa edita textos inéditos e reedita publicações que têm como referência a memória e a história capixabas.


Voltar ao topo da página