Notícias

Crianças vestidas de anjos iniciam ações do Maio Amarelo em Vitória

Publicada em 03/05/2017, às 18h13

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Setran
Maio Amarelo
Crianças vestidas de anjos, "protegidas" pelos agentes de trânsito, conscientizaram os motoristas sobre segurança no trânsito em Jardim Camburi

Para dar início às ações educativas da campanha Maio Amarelo deste ano, a Prefeitura de Vitória contou com um reforço especial: anjos da guarda. Na manhã desta quarta-feira (3), crianças de Jardim Camburi se fantasiaram de anjos e, junto com agentes de trânsito da Guarda Municipal, abordaram pedestres que atravessavam a via fora da faixa nas ruas do bairro.

O objetivo era chamar a atenção das pessoas sobre a importância da faixa, principalmente porque o pedestre é a parte mais frágil no trânsito. Uma das pessoas abordadas pelas crianças foi o consultor de saúde Josemar Dias Rezende, de 54 anos. "Eu nem percebi que atravessei fora da faixa. É que, às vezes, estamos com pressa e paramos de prestar atenção".

Os motoristas também foram abordados pelos pequenos, que deram os "parabéns" pelo uso do cinto de segurança e por parar para os pedestres na faixa. "Achei muito boa a ação. Com essas crianças lindas, só podemos nos sentir melhores depois", afirmou Luana Higino, 29, moradora da Serra.

A gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Sossai Zaganelli, explica que essa é uma das ações que a Prefeitura preparou para o decorrer do mês. "Faremos ações com vários públicos e em diferentes situações, tentando alcançar o máximo de pessoas. Queremos fazer as pessoas entenderem que são nossas atitudes que farão do nosso trânsito um lugar mais seguro para todos".

Conscientização

Diego Alves
Lançamento da campanha Maio Amarelo
Campanha Maio Amarelo visa alertar as pessoas sobre a segurança no trânsito e o respeito às regras

Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a educação é importante nesse processo. "Educação também é repetição. Por isso, todos os anos, a Prefeitura de Vitória apoia o Maio Amarelo. Trânsito é um pacto de boa vizinhança, de educação e de civilidade. O Maio Amarelo é esse movimento de conscientização por um trânsito de paz, onde os ciclistas e pedestres sejam respeitados, onde os motoristas respeitem as regras de trânsito. O Maio Amarelo também tem como objetivo fazer as pessoas lembrarem que precisam ter civilidade no trânsito o ano inteiro".

Para o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Oberacy Emmerich Junior, essa é uma boa oportunidade para as pessoas refletirem sobre suas atitudes no trânsito. "Morrem tantas pessoas no trânsito do Brasil quanto em guerras civis em alguns países do mundo. E para evitar isso, apenas ter conhecimento das regras de trânsito não basta, é preciso atitude, é preciso obedecer às regras. Apenas atitudes tornarão o trânsito mais humano e seguro".

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheiras, lembra-se da importância dos agentes de trânsito para garantir um trânsito mais seguro. "O espaço de humanização também precisa de limites. E a presença do agente de trânsito é importante para garantir a segurança de todas as pessoas, até mesmo de quem não quer obedecer às regras de trânsito".


Voltar ao topo da página