Notícias

Crianças aprendem sobre regras e educação no trânsito com brincadeiras

Publicada em 04/10/2017, às 12h40

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Educação para o trânsito
Crianças do Cmei Cecília Meirelles receberam noções sobre cuidados no trânsito em minicircuito montado pelos técnicos da Setran

Hora da saída da escola. Impacientes, mães e pais fazem fila dupla com os carros, em vez de dar mais uma volta no quarteirão. Atrasados, pais buzinam para que os filhos venham depressa. No momento de atravessar a faixa de trânsito, eles não olham cuidadosamente para os dois lados. Carros estacionados de forma incorreta também prejudicam a mobilidade.

Para evitar essas cenas no dia a dia, os técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) conscientizam os alunos desde cedo. Tais imprudências, por exemplo, foram tema de reflexão no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, no bairro Ilha de Monte Belo, nesta última terça-feira (3).

Foram duas turmas de cinco e seis anos, com 25 alunos cada grupo. As equipes usaram o circuito de minitrânsito e deram orientações aos pequenos sobre semáforos e travessia na faixa de pedestres. Os técnicos ainda ensinaram como os motoristas devem se comportar ao volante, como usar o cinto de segurança, respeitar a sinalização e não falar ao celular. 

Nesta quinta-feira (5), a ação acontece no Cmei Dr. Denizart Santos, no Centro, com uma turma de 25 alunos na faixa etária de cinco anos.

Disciplina

Segundo a gerente de Educação no Trânsito, Adriana Sossai Zaganelli, a proposta é que as escolas deem continuidade aos exercícios de boas práticas para que as crianças aprendam brincando. Uma das ideias é a participação efetiva dos professores utilizando a autoridade, a disciplina e o carinho natural de orientadores.

Zaganelli reforçou também a importância da observação, por parte dos alunos, de infrações de trânsito cometidas pelos motoristas e do risco para pedestres e ciclistas quando as regras de trânsito não são adequadamente respeitadas.

Diversão

Divulgação Setran
Educação para o trânsito
Técnicos da equipe de Educação no Trânsito visitam as escolas para conscientizar os pequenos

A educação das crianças para o trânsito deve ser trabalhada de maneira lúdica. Trazer a realidade do trânsito para perto delas requer, principalmente, criatividade. Teatro, dança, obra de arte e música são opções importantes. "Crianças adoram brincar, se divertir e sorrir aprendendo", disse a gerente.

Mortes

Dados do Ministério da Saúde mostram que o trânsito é a principal causa de mortes de crianças por acidentes no Brasil. A maioria (38%) morre vítima de atropelamento. Por esse motivo, pais e mães devem começar desde cedo a tratar a questão do trânsito em casa com os pequenos. 

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de mortes por acidentes de trânsito da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os custos com acidentes, por aqui, giram em torno dos 30 bilhões de dólares por ano. No mundo, chegam a 500 bilhões. Por esse motivo, a OMS considera os acidentes de trânsito um sério problema de saúde pública. 


Voltar ao topo da página