Notícias

Criador de método policial de preservação da vida orienta agentes da Guarda

Publicada em 21/10/2014, às 16h18

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Treinamento Método Giraldi
Nilson Giraldi, autor do método policial de preservação da vida, fez palestra para os agentes da Guarda Municipal

O coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo Nilson Giraldi, de 83 anos, é criador do método de tiro para preservação da vida que recebe seu nome e possui reconhecimento mundial.

A Guarda Civil Municipal de Vitória, atenta à necessidade de treinamento constante, está capacitando todo o efetivo de agentes de proteção comunitária com o renomado método. Na manhã desta terça-feira (21), o próprio coronel palestrou para os agentes e contou um pouco de sua trajetória, no auditório da Prefeitura de Vitória.

O elevado número de mortes de policiais e inocentes o inspirou a elaborar um conjunto de diretrizes e comportamentos que se mostraram eficazes em proteger o agente da lei e o cidadão comum, ao reduzir riscos desnecessários e condicionar o uso da arma de fogo apenas aos casos extremos.

Devido aos resultados alcançados, o método Giraldi é reconhecido e recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Fiquei horrorizado com a quantidade de policiais militares que morriam em serviço e com os inocentes que se tornavam vítimas. Notei que estava faltando treinamento correto e, para saber o que fazer, eu busquei fundamentação nas neurociências. Analisei centenas de ocorrências policiais que tiveram óbitos e verifiquei que em 100% delas os óbitos não precisavam ter ocorrido. A grande falha estava em copiar a instrução de tiro das forças armadas, onde o combate é realizado a longas distâncias e o treinamento é feito para matar", explicou o coronel.

Diálogo

André Sobral
Treinamento Método Giraldi
Agentes de proteção comunitária da Guarda receberam instruções para usar a arma de fogo apenas em casos extremos

De acordo com a filosofia do treinamento, a arma de fogo só deve ser disparada em situações indispensáveis. Nesse contexto, a principal arma do agente é a verbalização racional e a negociação com os criminosos. O objetivo é fazer com que o criminoso se renda ao perceber que o agente está no local para o restabelecimento da ordem e a preservação da vida.

"O treinamento frequente aumenta a capacidade da Guarda Municipal em oferecer segurança à população e melhorar a proteção de todos os envolvidos. O método Giraldi diminui a exposição ao risco e induz à utilização de procedimentos de proteção à vida que envolvem todos os personagens de uma ocorrência, sejam eles a vítima, o guarda e até mesmo o agressor", explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota.

Risco

O método também demonstra as técnicas necessárias para a proteção do agente e identificação das ameaças que se apresentam nos diferentes tipos de ocorrências. Durante o treinamento, os guardas são confrontados com múltiplas situações de risco, como simulações de assaltos, resistência do agressor e libertação de reféns.

Em cada etapa do treinamento, os agentes passam por provocações que se aproximam de um ambiente real de conflito, capacitando-os para agir de forma racional a qualquer tipo de situação, mesmo em circunstâncias que envolvam tensão e medo.


Voltar ao topo da página