Notícias

Creas promove ação de enfrentamento ao trabalho infantil no Carnaval

Publicada em 21/02/2017, às 06h00

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Ação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Atividades lúdicas vão conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o trabalho infantil

Sensibilizar a população para o enfrentamento e a erradicação do trabalho infantil. Esse é o objetivo do CarnaPETI, que acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 14 horas, na praça Costa Pereira, no Centro. Na ocasião, serão realizadas atividades diversas no intuito de chamar a atenção da população de que trabalho não é coisa para crianças e adolescentes.

O CarnaPETI é uma realização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), por meio da Gerência de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e integra as ações do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Entre as atividades, haverá performances, atividades musicais e teatrais, além de espaço interativo para brincadeiras infantis, como destaca a assistente social e referência técnica do Peti, Meyrieli de Carvalho.

"No período de Carnaval, é possível visualizar crianças e adolescentes exercendo atividades laborativas nas cidades, ficando expostos em ambientes insalubres, penosos e perigosos. Dessa maneira, a ação contará com a participação de vários parceiros da rede socioassistencial de Vitória, enfatizando, assim, a necessidade da união de esforços de todos na luta contra o trabalho infantil".

Levantamento

Segundo levantamento realizado em 2016 pela Fundação Abrinq, no Brasil, são mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes - de 5 a 17 anos - em situação de trabalho infantil. "O trabalho infantil é uma das violações de direitos que colocam a infância e a adolescência em risco constantemente, tendo em vista a vulnerabilidade a que os mesmos são expostos quando exercem atividades laborativas", destacou a assistente social.

O Creas é responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Ele é responsável por fomentar e conduzir as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Vitória, integrando diversas políticas públicas no enfrentamento e erradicação do trabalho infantil.


Voltar ao topo da página