Notícias

Corredores do PA da Praia do Suá mostram belezas de Vitória

Publicada em 22/07/2019, às 07h00 | Atualizada em 22/07/2019, às 15h54

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Intervenção artística no PA da Praia do Suá
Pedra da Cebola e Basílica de Santo Antônio estão retratadas na parede do PA
Divulgação Semus
Intervenção artística no PA da Praia do Suá
Artista também retratou o relógio da Praça 8 e o píer da Praia do Suá

Quem passar pelos corredores do Pronto-Atendimento da Praia do Suá vai contemplar uma série de pinturas que retratam a beleza e o valor do município de Vitória.

O trabalho, realizado pelo artista Cláudio Valdetaro, também conhecido como "Cláudio Tripa", impressiona pelo colorido e pela sutileza dos detalhes. 

O relógio da Praça Oito, o píer da Praia do Suá, a panorâmica da Terceira Ponte, a Basílica de Santo Antônio, a Pedra da Cebola, a Cruz do Papa e até mesmo uma imagem do próprio Pronto-Atendimento de 1960, quando o mar ia até a porta do prédio, estão entre as imagens pintadas pelo artista.

A intervenção foi bem rápida e levou cerca de 1h40 para ser finalizada, sendo realizada de madrugada, quando o movimento é menor no PA.

"Me senti muito honrado em fazer esse trabalho, no qual a intenção é alegrar o ambiente em um local onde as pessoas estão enfermas e até mesmo com dores. Quanto aos monumentos, decidi priorizar os símbolos de Vitória para trazer o charme da cidade para o Pronto-Atendimento", aponta Tripa.

Ambiente agradável

"O PA ganhou um ar bem diferente com essas intervenções artísticaS, que têm também como intuito tornar o ambiente mais agradável para os pacientes. Em breve, o andar superior e o PA de São Pedro também vão receber as pinturas do Tripa", afirma a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Cultura

Essa também é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do projeto A Arte é Nossa, que atua para humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Divulgação Semus
Intervenção artística no PA da Praia do Suá
Cruz do Papa
Divulgação Semus
Intervenção artística no PA da Praia do Suá
Fachada do PA em 1960

Voltar ao topo da página