Notícias

Copa do Mundo e paixão pelo futebol inspiram exposição no Memorial da Paz

Publicada em 21/11/2014, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Polliana Dalla Barba
Movimentos Contrários
Polliana passou horas viajando pela América Latina, como o Chile, para montar a exposição

Um evento esportivo de grandes proporções mundiais, uma série de pessoas se deslocando entre países, cidades e bairros e uma artista querendo problematizar o efeito midiático e a relação das pessoas com a Copa do Mundo no Brasil. Para isso, ela fez o caminho inverso: deixou o país sede para observar a reação das pessoas em outros lugares do mundo.

O resultado dessa viagem de 15 dias de observações, horas de aeroporto, paixão pelo futebol e a possibilidade de estar em trânsito para perceber os conflitos e convívios humanos pode ser atestado na exposição "Movimentos Contrários", de Polliana Dalla Barba, em cartaz no Memorial da Paz, na Praça do Papa, até o dia 20 de dezembro.

Mostra

De forma pessoal e, ao mesmo tempo, lúdica, Polliana consegue entregar ao público um olhar particular de uma viajante atenta às particularidades e aos afetos do mundo através de oito trabalhos que usam linguagens como a fotografia, o desenho, a pintura, além de colagens e outras técnicas.

"Acho que consegui passar a experiência e a forma como eu vivi essa viagem, esse processo, mas não de uma forma muito óbvia, eu fui pegando elementos pra montar um panorama da viagem", explicou a artista.

Ideia

A curiosidade de saber como era a reação das pessoas em relação aos jogos de futebol da Copa em outras partes do mundo apareceu a partir do momento em que vários amigos de Polliana a indagavam sobre a movimentação no país sede do evento. "Eu imaginei que deveria ser bem legal sair do Brasil para ver a Copa. Observar as pessoas, as relações das torcidas, perceber se as pessoas enfeitam as ruas como aqui", explicou Polliana.

A artista então delimitou sua pesquisa em cinco países da América Latina: Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai. Ela abriu mão de recursos de localização do mundo contemporâneo, como o Google Maps, e usou o boca a boca para chegar a praças e bares locais, onde assistia aos jogos e gravava a reação das pessoas.

"No Chile, eles são muito movidos pelo futebol. No Uruguai, assisti ao jogo em uma praça. Na Argentina, eu vi o jogo em uma banca de revista sentada com os torcedores locais em um caixote. Em boa parte dos países, a relação com futebol é bem parecida com o que vemos no Brasil".

Serviço

Exposição Movimentos Contrários - de Polliana Dalla Barba

Quando: até 20 de dezembro. Terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h

Onde: Memorial da Paz - Praça do Papa, Enseada do Suá

Aberta ao público


Voltar ao topo da página