Notícias

Conselhos Municipais participam do Planejamento Estratégico e do PPA 2018-2021

Publicada em 04/08/2017, às 18h25 | Atualizada em 04/08/2017, às 18h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduardo Brinco

Com a colaboração de Alexandre Lemos


Carlos Antolini
Reunião do PPA dia 04
Reunião do Planejamento Estratégico e PPA com representantes dos Conselhos Muncipais
Carlos Antolini
Reunião do PPA dia 04
As reuniões do Planejamento Estratégico e PPA envolvem os Conselhos Municipais e representantes comunitários

Justa, saudável, humana, feliz e inteligente são os conceitos de cidade para Vitória que norteiam na etapa pública compartilhada para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Na reunião desta sexta-feira (04) participaram representantes dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, de Tributos Imobiliários, e também, de Recursos Fiscais.

Durante a reunião, a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentou o resultado de uma pesquisa qualitativa e quantitativa feita com mais de dois mil moradores sobre a cidade que esperam. Além disso, Joseane reforçou a necessidade de ouvir a sociedade civil para um melhor planejamento das ações municipais. “Elas são importantes para nós extrairmos as sugestões para o planejamento da cidade. Os representantes tem voz e ajudam a propor ações para cuidar ainda mais de Vitória”, avaliou.

Joseane também explicou que o PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar, em conjunto das diretrizes, os objetivos e as metas previstas.

Representante do Conselho Municipal de Tributos Imobiliários (CMTI), Ilson Bozi, defende a importância de espaços de conversas entre poder público e sociedade civil organizada. "Com o diálogo conseguimos pensar o melhor para a nossa cidade. Temos que juntos pensar as ações para enfrentar os desafios existentes, de forma especial, a segurança e as ações sociais", conta.

Quem também participou da reunião foi o conselheiro Constantino Dadalto, do CMTI. Ele acredita ser importante participar desses espaços para estarmos em sintonia com os desafios da cidade. "Depois de conhecer mais os objetivos do planejamentos, poderemos fazer outros juízos, e contribuir de maneira ainda mais qualificada", disse.

A próxima reunião do Planejamento/PPA será na terça-feira (08), na Prefeitura Municipal de Vitória com representantes dos bairros Pontal de Camburi, Parque Moscoso, Grande Vitória, Mata da Praia, Jesus de Nazareth e Engenharia.

PPA Online

Ainda neste mês, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

Todas as principais demandas apresentadas pelos representantes das comunidades, conselheiros e os moradores de Vitória serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Carlos Antolini
Reunião do PPA dia 04
Ilson Bozi
Carlos Antolini
Reunião do PPA dia 04
Constantino Dadalto

Voltar ao topo da página