Notícias

Conselho Municipal do Idoso promove capacitação para conselheiros

Publicada em 08/03/2017, às 17h27

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Conselho do Idoso
Conselheiros participaram de capacitação na Casa do Cidadão

Cerca de 80 pessoas, entre representantes de conselhos e trabalhadores que atuam na rede de serviços voltados para a pessoa idosa, participaram, nesta última terça-feira (7), no auditório da Centro Integrado de Cidadania Zumbi dos Palmares – Casa do Cidadão, em Itararé, da capacitação “A Política do Idoso, o Orçamento Público e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso”.

Na ocasião, foram discutidas questões como o sistema de garantias do direito do idoso, o papel dos conselheiros, elaboração do Plano de Ação, articulação em rede, a importância de um diagnóstico local, captação de recursos, princípios do orçamento público e marcos legais.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Germania Maria Freire de Menezes, destacou a importância da formação para atualização dos conselheiros. "A possibilidade da destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos é algo que está começando agora em Vitória. É fundamental que os conselheiros, que serão responsáveis pela administração dos recursos do Fundo e pela seleção dos programas voltados para a pessoa idosa, saibam como deve ser sua atuação”, destacou.

O conselheiro do Conselho Municipal do Idoso (Comid) Jurandir Costa Seixas, 72, revelou que estava ansioso para a palestra. “Gostei bastante da capacitação, principalmente da palestra sobre o Fundo Municipal do Idoso. Sem dúvidas, será um importante avanço nos projetos e ações voltados para a pessoa idosa do nosso município”, disse.

A ação foi uma realização do Conselho Municipal do Idoso, com o apoio das empresas Vale e InterAGE Consultoria em Gerontologia, e teve como palestrantes a gestora de projetos na InterAGE Consultoria em Gerontologia, Raquel Thomazi, e o bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) Renato Eliseu.


Voltar ao topo da página