Notícias

Conselheiros participam de última reunião do Planejamento Estratégico e PPA

Publicada em 18/08/2017, às 18h38

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Reunião do PPA Dia 18
Conselheiros de várias áreas participaram da última reunião do Planejamento Estratégico e do PPA
Carlos Antolini
Reunião do PPA Dia 18
Subsecretária Joseane Zoghbi fez uma apresentação das ações que a Prefeitura vem fazendo para garantir os serviços

A última reunião do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, nesta sexta-feira (18), contou com a presença de membros de conselhos ligados a assistência social, proteção e defesa do consumidor, cidadania e direitos humanos, além de lideranças comunitárias dos bairros Santa Clara e Piedade e representantes do Movimento LGBT.

A partir de agora, a população vai poder fazer suas sugestões pelo PPA Online, disponível no site planejamento.vitoria.es.gov.br ou no aplicativo Vitória Online.

Durante a reunião, a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, fez uma apresentação das ações que a Prefeitura vem fazendo para garantir os serviços, apesar da queda de receita no município, entre elas, revisão de contratos, redução de cargos comissionados, reforma administrativa e mudança no horário do expediente dos servidores.

Ela ressaltou que, em virtude da crise econômica, o Executivo reduziu a capacidade de investimentos com recursos próprios, mas a gestão está trabalhando para reverter esse quadro, buscando, por exemplo, verbas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Estamos trabalhando e buscando outras alternativas, como reduzindo aluguéis. Temos que nos adaptar para poder investir cada vez mais na cidade", destacou.

Aprovação dos participantes

As reuniões do PPA foram bem avaliadas pelos membros de conselhos e representantes da sociedade civil. Para a conselheira do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor Regina Lúcia Monteiro Góes, os encontros serviram para a população apresentar suas demandas. "Esses encontros são válidos. Com isso, o prefeito vai saber qual é a necessidade real de cada bairro e fazer as melhorias de que a cidade precisa".

Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Germânia Maria Freire de Menezes, aproveitou para apresentar as necessidades da população da terceira idade. "Foi um encontro muito importante. Aqui é uma oportunidade que temos de apresentar nossas reivindicações e colocar para a gestão a estrutura que queremos para os nossos idosos".

Demandas

Entre as demandas sugeridas pelos conselheiros e representantes de movimentos sociais, estão ampliação da rede de proteção ao idoso, concurso público, políticas para juventude e diversidade sexual, cursos e áreas de lazer para as comunidades e mais câmeras de videomonitoramento.

PPA Online

Buscando compartilhar as decisões e tornar a gestão ainda mais colaborativa, moradores de Vitória poderão participar do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 por meio da internet. No PPA Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importantes para construir uma Vitória ainda melhor.

Durante 30 dias, ao acessar a plataforma, será possível também deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do planejamento.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explica a importância da participação do munícipe nesse processo. "Já ouvimos associações de moradores, lideranças e conselhos municipais, mas queremos democratizar ainda mais esse espaço. Com o PPA, traçaremos estratégias e ações para os próximos quatro anos, e isso impacta a vida das pessoas, nada mais justo que a população participe de maneira ativa, dando sua opinião. Somente assim podemos construir uma cidade mais justa", disse.

Prioridades

Após o PPA Online, terá mais uma etapa para conclusão do Planejamento Estratégico com reuniões com os secretários, subsecretários e suas equipes para, a partir de critérios objetivos, selecionar e priorizar os projetos que vão compor a carteira de Programas e Projetos Estruturantes de Governo.


Voltar ao topo da página