Notícias

Confirma Vitória: mais de 12 mil vagas em US são reaproveitadas

Publicada em 05/03/2018, às 15h40 | Atualizada em 06/03/2018, às 13h06

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
O objetivo do Confirma Vitória é diminuir o índice de faltas para 20% em 2018

Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 12.664 vagas em consultas médicas nas unidades de saúde da capital que seriam perdidas por desistência dos pacientes puderam ser reaproveitadas graças ao Confirma Vitória.

Essas vagas retornaram ao sistema do agendamento online quando os pacientes avisaram que não poderiam ir ou quando eles não confirmaram presença até dois dias antes da consulta. Mesmo assim, em fevereiro, cerca de 26% dos pacientes agendados nas unidades de saúde faltaram às consultas agendadas.

O objetivo do Confirma Vitória é diminuir o índice de faltas para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020.

Ranking

Em fevereiro, 15 unidades ficaram abaixo da média do índice de faltas do mês: Jardim Camburi (14,74%), Grande Vitória (16,70%), Ilha de Santa Maria (17,40%), Santo André (20,49%), Fonte Grande (20,77%), Praia do Suá (21,42%), Bairro República (21,72%), Jardim da Penha (23,29%), Resistência (23,85%), Jesus de Nazareth (23,87%), Maria Ortiz (23,99%), São Cristóvão (24,15%), Bairro da Penha (24,28%), Do Quadro (24,30%) e Santa Luiza (24,61%).

O destaque de fevereiro vai para as unidades de Ilha de Santa Maria, Bairro República e Jardim Camburi, que continuam com índices de faltas abaixo da média e conseguiram reduzir ainda mais suas faltas em relação ao mês anterior.

"Em todos os espaços da unidade e também nos espaços públicos fora dela, conseguimos sensibilizar nossos usuários sobre a necessidade de confirmar sua presença nas consultas", explicou Karla Mattos Teixeira, diretora da US da Ilha de Santa Maria.

"Contamos com o apoio de todos os servidores e do Conselho Local de Saúde para sensibilizar a comunidade", disse Juliana Conceição Fagundes, diretora da US de Bairro República.

Importância

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das consultas e do comparecimento a elas. "Essa é mais uma tecnologia que faz de Vitória uma cidade inteligente e humana. As pessoas estão agendando e confirmando. Esse grande retorno é fruto de um esforço coletivo".

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, reforça a importância do Confirma Vitória. "O Confirma é uma poderosa ferramenta de gestão. As faltas que voltam para o sistema fazem com que as pessoas não fiquem mais tanto tempo à espera e, ainda, exterminem as vagas ociosas", disse.

Confirma Vitória

Com o objetivo de reduzir o número de faltas às consultas agendadas nas unidades de saúde e otimizar a oferta de vagas disponíveis, a Prefeitura de Vitória passou a exigir que o paciente faça a confirmação ou o cancelamento das marcações. A medida é tomada após todas as 29 US de Vitória disponibilizarem o sistema de agendamento online.

Após a consulta agendada, através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.


Voltar ao topo da página