Notícias

Confirma Vitória: agosto registra menor índice de faltas a consultas em 2018

Publicada em 10/09/2018, às 07h00 | Atualizada em 12/09/2018, às 13h01

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Tela do serviço Confirma Vitória
Através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento

Desde a implantação do Confirma Vitória, o número de pessoas que faltam aos serviços de saúde na rede pública municipal vem caindo. Em agosto, a média de faltas registrou o menor índice percentual no ano: 17,21%.

Há três meses, esse percentual cai gradativamente, saindo de 20,01% em junho, indo para 19,06% em julho e chegando a 17,21% no mês passado.

Ilha de Santa Maria

Novamente, a unidade de saúde da Ilha de Santa Maria ficou com a menor média de faltas: 9,36%. Desde março, a comunidade dessa US é a que menos falta às consultas agendadas.

Outras unidades

Além da unidade da Ilha de Santa Maria, as unidades de Jardim Camburi, Jabour, Grande Vitória, Bairro República, Forte São João, Santa Luiza, Bairro da Penha, Maria Ortiz, Praia do Suá, do Quadro, Fonte Grande, Andorinhas, Santo André e Santo Antônio também ficaram abaixo da média do mês.

Meta

Em parceria com a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem como meta diminuir o índice de faltas para 16% em 2020.

As unidades de Bonfim, Ilha das Caieiras, Vitória, Jardim da Penha, Resistência, Santa Martha e Conquista/Nova Palestina tiveram menos de 20% de faltas e ficaram abaixo na média estipulada para o ano de 2018.

Acompanhamento

"Nós fazemos um acompanhamento semanal desses números em cada unidade de saúde para analisar o desempenho da marcação de consultas online. Assim, as medidas podem ser tomadas com rapidez para que as metas sejam atingidas", afirmou o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das vagas. "É importante que a pessoa confirme e compareça na data agendada para que possamos otimizar esses dados e possibilitar que mais pessoas sejam atendidas num espaço de tempo menor. Quando o usuário desmarca a consulta, uma nova vaga é aberta", disse.

Confirma Vitória

Após a consulta agendada, através do Confirma Vitória, os pacientes recebem um torpedo oito dias antes da consulta solicitando a confirmação ou o cancelamento.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias antes pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). Caso não confirme, a vaga retorna ao sistema, sendo novamente disponibilizada para outros pacientes.


Voltar ao topo da página