Notícias

Comitiva de Niterói visita Central de Videomonitoramento de Vitória

Publicada em 16/08/2018, às 17h46 | Atualizada em 17/08/2018, às 13h01

Por Eduardo Brinco, com edição de Deyvison Longui


Guarda Civil Municipal
Visita da secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Niterói para conhecer o videomonitoramento
O subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni (primeiro à esquerda), recepcionou a comitiva da cidade de Niterói.

Membros do Gabinete de Gestão Integrada do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, estiveram, na manhã desta quinta-feira (16), na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

O objetivo da visita técnica foi conhecer o funcionamento do Videomonitoramento da Capital e do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

Os profissionais do Estado vizinho puderam observar a rotina operacional do agente do Ciom e como é o serviço na central de vídeo, além de conhecer detalhes referentes aos equipamentos e softwares utilizados em Vitória.

“Foi uma honra podermos mostrar o funcionamento operacional dos nossos sistemas e mostrar como os nossos agentes abraçaram a causa e trabalharam com afinco para garantir segurança no município”, aponta o subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti Esguersoni.

Participaram do intercâmbio o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada do município de Niterói, Cel. Paulo Henrique, o inspetor da Guarda Civil Municipal de Niterói, Nilson Cunha, e o representante da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, David Figueiredo.

Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança de Vitória. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Ciom repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

Videomonitoramento

Atualmente, a central conta com 231 câmeras distribuídas em 80 bairros. Operadas pelos agentes da Guarda Municipal de Vitória, elas têm como principal função monitorar delitos como tráfico de drogas, furtos, roubos, brigas e tentativas de homicídio, além de dar apoio às atividades do trânsito e das fiscalizações municipais.


Voltar ao topo da página