Notícias

Comitiva da ONU para Alimentação e Agricultura visita escolas de Vitória

Publicada em 10/10/2017, às 18h26

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Alan Rodrigues Costa


Diego Alves
MISSÃO INTERNACIONAL DA COMITIVA GUIANA
Prefeito recebeu a comitiva de Guiana na sala de reuniões anexa ao gabinete
Diego Alves
MISSÃO INTERNACIONAL DA COMITIVA GUIANA
Luciano Rezende, ao lado da primeira-dama, Marina, conversou com Sandra Granger sobre o Programa de Alimentação Escolar de Vitória

A primeira-dama da Guiana, Sandra Granger, esteve, na manhã desta terça-feira (10), na sede da Prefeitura de Vitória, para encontro com o prefeito Luciano Rezende. Ela esteva acompanhada de uma comitiva, composta por ministros do Estado de seu país e também por representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), entidade que promove novas práticas e o fortalecimento de políticas de alimentação.

O motivo da visita do grupo à cidade é o Programa de Alimentação Escolar aplicado na rede municipal de ensino, reconhecido internacionalmente pela sua excelência.

Durante o encontro, houve um diálogo sobre as práticas alimentares aplicadas no País e, especialmente, em Vitória. Luciano Rezende se disse honrado pela visita da comitiva e destacou que Vitória é referência na América Latina em alimentação escolar.

O prefeito ressaltou ainda o fato de o sistema educacional de Vitória ter sido eleito, pela revista Exame e pelo Instituto Urban Systems, o melhor entre todos os municípios do Brasil nos últimos dois anos. "E nosso sistema de Saúde também foi escolhido o mais eficiente entre os demais municípios do Brasil nos últimos três anos", enfatizou.

Aprendizado

Sandra Granger agradeceu o privilégio de estar no Espírito Santo e de ter a oportunidade de aprender sobre a alimentação saudável e sustentável aplicada nas escolas de Vitória. "Esperamos aprender muito sobre o sistema utilizado na cidade".

Representante da FAO Brasil, Najla Veloso afirmou que é uma honra voltar a Vitória (em maio, uma comissão técnica da FAO esteve na cidade visitando escolas municipais). "É uma satisfação contar com a colaboração de Vitória ao socializar sua aprendizagem no campo da alimentação escolar".

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, destacou o empenho da equipe de Gestão Escolar e da área de Nutrição da Seme em oferecer a melhor alimentação aos alunos da rede de ensino. "Trabalhamos buscando a excelência, focando numa alimentação balanceada e sustentável", assinalou, lembrando que, durante os 200 dias letivos do ano, são servidas cerca de 23 milhões de refeições aos estudantes das 103 unidades de ensino de Vitória, um número considerado bastante alto.

Programação

Diego Alves
MISSÃO INTERNACIONAL DA COMITIVA GUIANA
Crianças de Emef fizeram apresentação de flauta para a comitiva
Fabrícia Kirmse
Visita de comitiva de Guiana à Emef Eunice Pereira
Grupo visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, para conhecer a unidade

Além da conversa na Prefeitura de Vitória, o grupo visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, para conhecer a unidade e também acompanhar o momento da refeição. Na Emef, eles foram recebidos pelos estudantes e pela equipe de professores e funcionários.

Durante a tarde, a visita foi ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no Jaburu. Inaugurada este ano, a unidade é uma das referências em estrutura e dinâmica pedagógica, além de oferecer a modalidade tempo integral.

Para a economista americana e analista de políticas públicas Terri Raney, membro da FAO, o trabalho realizado no Cmei é extramente importante e fundamental para a formação das futuras gerações.

"Fiquei impressionada com o espaço escolar e com a alta qualidade dos alimentos oferecidos. Também me impressionou o comprometimento da comunidade, dos profissionais e das lideranças com a dignidade das crianças. É o que há de mais importante, como um pilar fundamental para o desenvolvimento, e com isso vocês formam verdadeiros cidadãos, não apenas estudantes. Observá-las sendo tratadas com respeito e dignidade é algo maravilhoso de se ver", afirmou Terri, que é chefe da Unidade de Política no Escritório Subregional da FAO para o Caribe.

Visita à zona rural do Estado

Nesta quarta (11), a comissão vai, acompanhada por um grupo da Secretaria de Educação, a Santa Maria de Jetibá conhecer práticas de agricultura familiar utilizadas na região. Parte dos alimentos utilizados nas refeições da escolas municipais é adquirida com os agricultores do município.

Sucesso

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Este ano, uma missão da FAO já veio à cidade e ficou entusiasmada com o trabalho do setor de nutrição da rede municipal de ensino da capital.

Na outra visita, em maio, participaram representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai. 

Diego Alves
MISSÃO INTERNACIONAL DA COMITIVA GUIANA
Diego Alves
MISSÃO INTERNACIONAL DA COMITIVA GUIANA

Voltar ao topo da página