Notícias

Comitê Olhar Vitória aponta caminhos para a administração pública

Publicada em 15/06/2017, às 16h12

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Comité Olhar Vitória
André Sobral
Comité Olhar Vitória

Olhar Vitória com a perspectiva da visão empresarial, da visão acadêmica, das pessoas que transitam todos os dias pela cidade e da visão dos homens e mulheres que têm na cidade seu porto seguro. Apontar os potenciais turísticos, de geração de renda para a população e receita para o município. Sugerir caminhos para a redução de despesas da máquina pública e ampliação da capacidade de investimentos.

São essas as metas a serem alcançadas pelo Comitê Olhar Vitória, que teve sua primeira reunião realizada nesta última quarta (14), no gabinete do prefeito, sob a coordenação do prefeito em exercício e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

"Olhar Vitória sem a preocupação de quem vive a rotina da máquina pública. Buscar contribuições que nos tirem da zona de conforto. apontando caminhos para assuntos que precisam de soluções, independente da capacidade de investimento do poder público. Esses são nossos objetivos com a criação desse comitê”, explicou o secretário Sérgio Sá, que é também vice-prefeito de Vitória.

A primeira reunião foi “extremamente produtiva”. "Alcançamos os objetivos já na primeira conversa", afirmou. Participaram do encontro empresários dos mais variados segmentos, economistas, administradores, professores, consultores, engenheiros e representantes de grandes empresas sediadas no Estado.

Os assuntos debatidos na reunião foram: finanças públicas; mobilidade urbana; quiosques de Camburi e população de rua. Após breve explanação da situação de cada uma dos assuntos, Sérgio Sá abriu espaço para as contribuições de todos.

As propostas surgiram de imediato: parcerias público-privadas nas áreas de ensino, com a compra de vagas ociosas nas escolas; nos equipamentos de saúde; no saneamento básico (coleta de resíduos sólidos, drenagem, distribuição de água e coleta de esgotos); iluminação pública e rede de dados (fibra ótica).

Turismo

O potencial turístico da cidade foi lembrado como fonte de distribuição de renda em todos os níveis e ampliação da receita do município: retomar a vocação turística da orla de Camburi, com o retorno dos bares e restaurantes, ampliando a prestação de serviços nessa área para toda a orla da baía de Vitória.

Capacitar todos os atores envolvidos no turismo para alcançar um atendimento de excelência, iniciando com os taxistas, passando pelo setor hoteleiro e de bares e restaurantes.

Ofertar às instituições financeiras, principalmente Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, parceria na exploração dos quiosques de Camburi, com cessão dos espaços ou parte da receita para instituições com apelo social e/ou ambiental e instalação de arena de esportes e eventos permanente na praia foram algumas sugestões que conciliam geração de receita, redução de custos e solução para os quiosques.

Na área de mobilidade urbana, o fortalecimento do transporte coletivo, oferecendo viagens confortáveis, seguras e rápidas, foi um dos pontos muito discutidos pelo comitê. Nesse sentido, capacitar os motoristas dos ônibus para que dirijam com mais tranquilidade e paciência e a participação das grandes empresas nacionais sediadas no Estado, passando seus empregados a usar o transporte coletivo urbano foram as principais sugestões.

A bicicleta não foi esquecida. Poder público e empresas receberam a sugestão de ampliar oferta de bikes nas estações e disponibilizar vestiários para os ciclistas trocarem de roupa após o trajeto.

Ampliar a capacidade de ouvir as pessoas no tempo certo e com a atenção que todos merecem foi consenso para minimizar os efeitos da vida tensa e muitas vezes sem perspectiva que levam muitos à dependência química e a viveram na rua.

Envolver todos os segmentos religiosos no retorno destas pessoas ao convívio harmônico com suas famílias e consigo mesmo, aceitando-se como portador de uma doença que tem tratamento foi um dos caminhos apontados.

Prestação de contas

As sugestões serão levadas pelo prefeito em exercício Sérgio Sá para cada uma das secretarias da Prefeitura de Vitória. No próximo encontro do Comitê Olhar Vitória – que tratará de outros temas – será feita a prestação de contas do que foi sugerido.

O encontro contou com a participação de: Cristina Mozine; Rachel Lima; Alexandre Menezes; César Penedo; Rodrigo Scárdua; Everton Milanezi; Alécio Paganoto; Misael Belarmino; Alexandre Trindade; José Gama de Christo; Rodrigo Mendes; Breno Monteiro Peixoto; Priscilla Assunção; Paulo Rogério Cândido; Rodrigo Casado; Luis Fernando Schettino; Celso de Jesus Silva; Leonardo Oggioni; Carlos Frechiani; Bianca Margon; Ricardo Rocha e Leonardo Miranda.


Voltar ao topo da página