Notícias

Comenda "Maurício de Oliveira" será lançada na festa da cidade

Publicada em 27/08/2010, às 10h00

Por Jaqueline Vianna, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Maurício de Oliveira, violonista
Maurício de Oliveira é considerado um ícone da cultura do Espírito Santo e um dos maiores violonistas do Brasil de todos os tempos

O dia do aniversário de 459 anos de Vitória, 8 de setembro, será marcado também por uma homenagem a um dos maiores violonistas do Brasil de todos os tempos, o capixaba Maurício de Oliveira.

Na data, durante os festejos que acontecem no Parque Moscoso, o prefeito João Coser irá assinar decreto para a criação da comenda com o nome do artista. A solenidade contará com a apresentação musical de Tião Oliveira, filho de Maurício.

A comenda será concedida a cada dia 19 de julho, data de aniversário do violonista, para pessoas engajadas no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para a cultura na Capital.

Em caso de homenageados já falecidos, a condecoração poderá ser entregue a seus ascendentes ou descentes. A escolha dos homenageados será feita por uma comissão.

"Maurício de Oliveira foi um músico premiado, violonista de talento raro e reconhecimento internacional. E isso já valeria nossa homenagem, por ter sido um artista que engrandeceu o nome da nossa cidade e do nosso Estado e é motivo de orgulho para o povo capixaba. Mas na verdade ele foi muito além. Era um homem de caráter reconhecido, um apaixonado por Vitória e pelo Espírito Santo, que não abriu mão de estar próximo de sua terra, de sua família e de seus amigos. E, sobretudo, um defensor ativo da cultua capixaba. Esperamos que a comenda tome emprestado a inspiração que esse nome nos traz", ressaltou.

Artista

Maurício de Oliveira é considerado um ícone da cultura do Espírito Santo. Nasceu em Vitória, em 1925, e, aos seis anos, já se dedicava à música. Sua obra "Canção da Paz" foi apresentada no 5º Festival Mundial da Juventude, em Varsóvia (Polônia), e lhe rendeu o segundo lugar no evento.

O capixaba também recebeu o prêmio "Estácio de Sá", do Rio de Janeiro, por sua atuação no conjunto Hélio Mendes, e foi homenageado no Prêmio Taru, no Teatro Carlos Gomes. Ele morreu aos 84 anos, em 1º de setembro do ano passado.


Voltar ao topo da página