Notícias

Combate a mosquito Aedes aegypti com fumacê prossegue esta semana

Publicada em 22/01/2018, às 16h12

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Aplicação espacial de inseticida é uma das técnicas usadas pela PMV no combate aos mosquitos

O combate ao mosquito Aedes aegypti segue a todo vapor esta semana por meio da aplicação espacial de inseticida. Na madrugada desta segunda (22), os bairros Itararé, da Penha e Bonfim receberam a técnica Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, que apresenta um odor característico, mas pouca visibilidade, formando uma névoa fina direcionada para os imóveis.

Já na quarta (24), os bairros Nova Palestina, Santo Antônio, Ariovaldo Favalessa e Caratoíra serão trabalhados com a técnica de termonebulização, também chamada de "FOG", das 3 às 7 horas. Nesse procedimento, a liberação do inseticida ocorre em forma de vapor, gerado pelo aquecimento e ressonância da calda, formando a “névoa” branca característica, conhecida como “fumacê”.

Na quinta-feira (25), também de madrugada, será a vez dos bairros Bento Ferreira e Ilhas de Santa Maria e Monte Belo. 

O roteiro foi elaborado com base nos bairros que apresentaram maior incidência dos casos de dengue, zika, chikungunya e epizootias (morte de primatas que se configura caso suspeito de febre amarela), reclamações recebidas no Fala Vitória 156 e incidência de mosquitos em armadilhas.

A Prefeitura também faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo lembra de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página