Notícias

Comasv realiza reunião com Frente Parlamentar de Enfrentamento à Situação de Rua

Publicada em 14/03/2019, às 18h04

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Elizabeth Nader
Reunião COMASV sobre População de Rua
Reunião debateu experiências de assistência a pessoas em situação de rua e avanços nas políticas voltadas para essa população

Experiências de assistência a pessoas em situação de rua e avanços nas políticas voltadas para essa população foram debatidos na tarde desta quinta-feira (14), pelos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória (Comasv) e uma equipe da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Situação de Rua, da Câmara de Vereadores.

A reunião foi realizada na Casa dos Conselhos e, segundo a representante da Frente, Manuela Costa, o objetivo é ampliar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo para que um trabalho mais efetivo possa ser realizado.

"Precisamos construir uma rede voltada para a discussão e solução das demandas atinentes a essa população. A reunião com o Comasv foi muito importante porque encontramos pontos em que podemos avançar; pontos em que podemos contribuir com o Conselho e também outros pontos em que o próprio Conselho pode nos ajudar. Unindo esforços poderemos ir bem mais longe na promoção de política para o cidadão de Vitória", disse Manuela.

Além de apresentar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social para a população de rua em geral, o atendimento aos migrantes em risco social durante o ano passado também foi tratado na reunião. Somente em 2018, além de acolher cerca de 2 mil pessoas que estiveram em Vitória de passagem, o Albergue do Migrante contemplou 888 deles com o benefício passagem. O local recebeu capixabas do interior, além de migrantes de estados como Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e outros.

Conselho

O Comasv é um órgão deliberativo, formado por 16 membros titulares, sendo oito representantes do governo municipal e oito da sociedade civil. Desses oito, três vagas são para os usuários, quatro para entidades e uma para trabalhadores da área de assistência social. Todos os membros titulares possuem suplentes, totalizando 32 conselheiros no Conselho.

Entre as atribuições do Comasv, estão atuar na definição das prioridades da Política de Assistência Social em Vitória; acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços de assistência social prestados à população por entidades públicas e privadas; acompanhar e fiscalizar a gestão dos recursos destinados à Assistência Social, avaliando ganhos sociais e desempenho dos programas aprovados e implementados.


Voltar ao topo da página