Notícias

Com maior cobertura de educação infantil no País, Vitória ganha destaque na TV

Publicada em 10/08/2015, às 12h34

Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM


Douglas Schneider
Gibiteca no CMEI Valdivia da Penha Antunes Rodrigues
Vitória tem a melhor cobertura de educação infantil no País

O programa Fantástico, da TV Globo, reconheceu, na noite deste domingo (9), o avanço na qualidade do atendimento da educação infantil em Vitória. A capital foi o único bom exemplo apresentado na matéria, informando que 80% das crianças com idade entre 6 meses e 3 anos estão matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e que, na faixa etária de 4 a 5 anos, o atendimento está universalizado.

A matéria foi motivada por pesquisa elaborada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), que revelou que Vitória tem o melhor índice do País no ranking de atendimento a crianças de 0 a 5 anos em escolas da rede municipal. A capital capixaba alcançou o índice de 79,5% de cobertura, ficando à frente de São Paulo (46,3%), Florianópolis (46,1%), Cuiabá (38,7%) e Campo Grande (37,4%). A última colocada foi a capital alagoana, Maceió, com 7,9%. O levantamento abrangeu todas as capitais brasileiras, cuja média foi de 27,5%.

"A estrutura e a capacitação do professor têm conferido importantes avanços na qualidade do atendimento da educação infantil em Vitória. Os números mostram que, desde a educação infantil, temos percorrido o caminho certo para a melhoria da qualidade do ensino da nossa cidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Matrículas

A rede municipal de ensino de Vitória atende hoje 19.201 crianças de 6 meses e 5 anos nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Dessas, 2.175 crianças são atendidas em período integral. O percentual de atendimento do município em relação à demanda apresentada no cadastro unificado é de 92,97%.

Atualmente, há um total de 1.277 crianças em lista de espera, com maior concentração na faixa etária de 3 anos, e 1.590 vagas sobrando. A oferta apresenta-se maior que a procura porque, muitas vezes, a vaga está em um Cmei de bairro vizinho ao endereço apresentado pela família, que, por sua vez, opta por aguardar o surgimento de vaga na unidade mais próxima de casa.

"Considerando que o IBGE relaciona, inclusive, recém-nascidos e que a Seme matricula crianças com idade a partir de 6 meses, e, considerando ainda as matrículas na rede particular de ensino, é possível afirmar que não existe criança fora da escola em Vitória", pontuou a secretária Adriana Sperandio.

Fim dos sorteios na educação infantil

Elizabeth Nader
Cmei Carlos Alberto Martinelli
Cadastro eletrônico deu fim ao sorteio de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil

Um processo mais ágil e democrático na hora de garantir a vaga dos pequenos nos Cmeis. Foi implantado o cadastramento eletrônico unificado da educação infantil, ferramenta auditável e georreferenciada que elimina o sorteio de vagas e que gera dados que identificam a real demanda por matrículas por idade e região. O serviço é fruto de uma parceria entre a Seme e a Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Novos prédios e ampliação de vagas

Somente na educação infantil, a atual administração gerou cerca de 2,2 mil novas vagas, por meio da entrega de quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei): Ana Maria Chaves Colares, em Jardim Camburi; Prof. Carlos Alberto Martinelli de Souza, em Consolação; Profª. Cida Barreto, em Jardim da Penha; e Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa. E, até 2016, terá gerado um total de 3,8 mil vagas por meio de construções (como as unidades de Tabuazeiro, Gurigica e Itararé), intervenções, reformas e ampliações.


Voltar ao topo da página