Notícias

Colônia de férias "Quilombinho" vai abrir inscrições para voluntários

Publicada em 06/01/2017, às 08h00 | Atualizada em 06/01/2017, às 15h57

Por Patrícia Arruda, com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Colônia de férias Quilombinho
Voluntários poderão ajudar a desenvolver as atividades para a criançada na colônia de férias

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar como voluntários da 2ª edição da colônia de férias "Quilombinho". As atividades, voltadas para crianças de 4 a 10 anos, serão realizadas entre os dias 23 e 27 de janeiro, das 13 às 17 horas, no Museu Capixaba do Negro da Pas (Mucane), no Centro.

As inscrições devem ser feitas aqui. Segundo a presidente do Instituto Das Pretas e organizadora do evento, Priscila Gama, a ação tem como objetivo proporcionar às crianças um espaço de trocas e convivência no qual possam construir, de forma saudável, as suas identidades, entendendo elementos sociais e culturais que estão presentes na cultura afrobrasileira.

"Serão cinco dias de brincadeiras e aprendizados, envolvendo dança, música, artes plásticas, literatura e outras atividades voltadas para o resgate da cultura afrobrasileira e empoderamento de crianças negras, a partir do conhecimento e reconhecimento da história e trajetória de seus ancestrais", disse.

A primeira edição do Quilombinho foi realizada nas férias de julho de 2016 e foi um sucesso. "Contamos com uma equipe de 10 oficineiros e 20 monitores voluntários, que se juntaram ao Instituto Das Pretas para a realização da primeira edição do projeto, que é voltado para a valorização e transmissão da cultura negra".

A colônia de férias Quilombinho é uma realização do Instituto Das Pretas, com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Cultura (Semc), Educação (Seme) e Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), e do Conselho Municipal do Negro (Conegro).

Vagas

Os interessados em inscrever a criança na colônia de férias Quilombinho devem ficar atentos, pois as inscrições começam na próxima terça-feira (10) e seguem até o dia 22 de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para crianças com idades entre 4 e 6 anos e 30 para aquelas com idades entre 7 a 10 anos.

As inscrições poderão ser feitas na página que será disponibilizada pela organização do evento. Mais informações no site daspretas.orgeira$4h064+pref.gmail.com

Programação

A programação conta com uma série de atividades lúdicas e socioculturais desenvolvidas a partir do universo da identidade negra e afrobrasileira que visam proporcionar reflexão sobre a questão racial, além de estimular e despertar o pensamento crítico.

Na ocasião, os pequenos poderão participar de oficinas de autoidentificação, cabelos, danças urbanas, grafite, rima, contação de história, pintura corporal, brincadeiras africanas, capoeira, dança afro, teatro, tambores, entre outras.


Voltar ao topo da página