Notícias

Cmei em Joana D'arc desenvolve projeto sobre a cultura capixaba

Publicada em 12/09/2018, às 14h07

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Cmei Thomaz Tommassi
Crianças do Cmei Thomaz Tommasi desenvolvem atividades que valorizam a cultura capixaba

Conhecer e valorizar as diversidades culturais do Estado. Essa é a proposta do projeto "Encantos Capixabas", trabalhado em sala de aula com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Thomaz Tommasi, em Joana D'arc.

A ação educativa visa despertar nas crianças o interesse pela cultura capixaba, respeitando a troca de experiências das produções desenvolvidas. O projeto explora a heterogeneidade na escola, o preconceito racial, as origens dos participantes, suas descendências e culturas em que estão inseridos, como comidas típicas, danças, religião, músicas e lendas.

O trabalho é realizado pela professora Eliane Pina e pelas pedagogas Luciana Nunes e Polyanna Silva Goronci.

"Esse projeto nasceu para valorizar a diversidade cultural, resgatando a identidade do povo capixaba, bem como suas particularidades, de forma prazerosa, rica e envolvente, apropriando-se de novos gêneros textuais que os levem a conhecer, descobrir e interagir com a história e a cultura do povo capixaba. Também visa formar cidadãos críticos e autônomos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade", explicou a professora Eliane Pina.

"A atividade vai trabalhar a autoestima para que os alunos possam relacionar-se bem com o outro e estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos. Sem contar que incentiva o aluno a ter gosto pelas leitura e escrita", destacou a diretora do Cmei, Lucien Carriço.

Etapas

O trabalho conta ainda com brincadeiras, músicas, jogos de percepção, apresentação e leitura de diferentes textos (lendas, poemas e rimas), teatro e atividades envolvendo pinturas.


Voltar ao topo da página