Notícias

Cmei do Jaburu ganha cantinho dedicado à contação de histórias

Publicada em 20/04/2018, às 12h45

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Novo cantinho da leitura do Aécio Bispo dos Santos no Jaburu
Canto para ouvir e contar histórias é um dos espaços mais frequentados pelos pequenos no Cmei Aécio Bispo

Começo de ano letivo com muitas produções nas unidades de ensino da rede municipal de Vitória. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no bairro Jaburu, foi desenvolvido, juntamente com os pequenos alunos, um canto para ouvir e contar histórias.

A ideia partiu da pedagoga Simone Guimarães Castanheira, com base no projeto institucional do Cmei para este ano, denominado "Todas as histórias que o livro tem". Com a ajuda de outros profissionais da equipe escolar, a proposta se tornou realidade e o cantinho da contação de histórias já está virando um dos ambientes preferidos dos pequenos.

"Esse espaço nasceu da necessidade de ocuparmos os ambientes da escola por sermos um Cmei totalmente em tempo integral, qualificando, assim, a aprendizagem das crianças", destacou a diretora do Cmei Aécio Bispo dos Santos, Leida Valbusa.

A diretora destacou que a formação do hábito da leitura começa desde a educação infantil, ainda quando o aluno nem sabe ler. "Esse estímulo é fundamental para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança", explicou.

Divulgação/Secretaria de Educação
Novo cantinho da leitura do Aécio Bispo dos Santos no Jaburu
Espaço foi criado com o objetivo de estimular o hábito da leitura desde a educação infantil

Emoções

O projeto acabou envolvendo estudantes e profissionais da escola e o cantinho está se transformando em um espaço em que os alunos entram em um mundo lúdico, onde realidade e fantasia se misturam.

"O momento da contação de histórias traz as emoções à tona, como alegria, medo e raiva. Contribui também para resolver as diversas situações a que os pequenos são expostos no cotidiano. Com isso, eles se desenvolvem emocionalmente e cognitivamente", analisou Leida.

Ela enfatizou que a criança deve descobrir o prazer da leitura antes de aprender a ler e a escrever. "Cabe a nós, educadores, guiá-la por esse mundo mágico".


Voltar ao topo da página