Notícias

Circuito Cultural participa de oficina de animação do Instituto Marlim Azul

Publicada em 07/06/2017, às 17h04

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Circuito Cultural
Alunos do Circuito Cultural participaram de oficina de linguagem de cinema
Divulgação Semc
Circuito Cultural
Participantes puderam conhecer e experimentar as sensações dos brinquedos ópticos

Apresentar o processo de criação do mundo audiovisual ao universo infantil. Foi o que aconteceu na primeira parte da oficina do Ponto de Cultura Animazul no Circuito Cultural, no último dia 2, na sede do projeto, no bairro Redenção, na Grande São Pedro, e que tem a segunda parte nesta sexta-feira (9).

A oficina é uma introdução à linguagem do cinema e foi direcionada aos alunos do Circuito Cultural. Os participantes puderam conhecer e experimentar as sensações dos brinquedos ópticos, que mostram o princípio da imagem em movimento.

Na sequência, os alunos assistiram a uma sessão especial de cinema, com filmes que usam diferentes técnicas de animação, como massinha e desenhos. As animações foram realizadas por estudantes da rede pública que participaram de oficinas anteriores do projeto. Os alunos ainda observaram detalhes que antes poderiam passar despercebidos, como a trilha sonora e a construção dessas imagens.

Para Beatriz Lindenberg, do Instituto Marlim Azul, além de apresentar o processo de criação do cinema para as crianças, as oficinas também são uma oportunidade de reforçar outros valores. "Também envolve senso de organização, de aproximação e de desenvolvimento em grupo. Além do grande prazer e da diversão do trabalho".

Segunda parte

Na próxima etapa da oficina, os alunos irão literalmente colocar a mão na massa. Eles irão trabalhar com três técnicas de animação: Pixilation (animação com pessoas), usando fantasias e técnicas de animação; massinha de modelar; e os brinquedos ópticos.

As oficinas são uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Circuito Cultural, com o Instituto Marlin Azul e o Instituto Galpão.

Divulgação Semc
Circuito Cultural
Divulgação Semc
Circuito Cultural

Voltar ao topo da página