Notícias

Circuito Cultural ganha nova sede no Centro de Artes e Esportes Unificados

Publicada em 05/07/2018, às 16h21 | Atualizada em 05/07/2018, às 16h21

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
CEU
Atividades do Circuito Cultural vão acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Projeto de democratização da cultura e formação cidadã, a partir da promoção do acesso aos bens culturais, o Circuito Cultural ganha uma nova sede a partir deste domingo (8), às 10 horas. O projeto passará a ocupar o 2º andar do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras.

Para marcar a data e o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2018, acontecerão apresentações dos alunos de capoeira e balé.

Para a coordenadora do Circuito Cultural, Luzia Helena Cogo, a nova sede fortalece ainda mais o trabalho de acesso aos bens culturais. "A nova estrutura física do CEU só engrandece a todos os participantes do Circuito Cultural e de toda comunidade de São Pedro o entendimento e a importância de uma gestão compartilhada e de políticas publicas voltadas ao interesse dos munícipes”.

Para ela, as oficinas ajudam os alunos a entender e estar inseridos no conceito de cidadania. "É muito importante potencializar ainda mais o fomento da arte como ferramenta de acesso, promoção e fortalecimento aos bens culturais".

"O Circuito Cultural é um forte exemplo de como funciona uma política cultural pública. Proporcionar oportunidade, fomento, acesso e realização artístico-cultural é obrigação do poder público, que tem, por base e objetivo, servir à população. No Circuito, a dança, a capoeira, a música, o audiovisual, o artesanato se misturam, assim como se misturam as pessoas, as subjetividades, os pontos de vista. Essa diversidade é o que mantém acesa a fogueira da criação, é o que alimenta a arte, é o que faz do espaço algo essencial", disse o secretário de Cultura, Francisco Grijó.

Histórico

Implantado em 2006, o Circuito Cultural já atendeu de forma direta – só na Grande São Pedro – mais de 15 mil pessoas. "Os resultados que percebemos são de descobertas individuais e coletivas em todas as faixas etárias, em que o exercício da cidadania se faz presente no cotidiano, formando assim cidadãos empoderados em busca de uma melhor qualidade de vida", afirmou Luzia Helena Cogo.

O projeto oferece oficinas culturais semestrais em diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais, como artesanato, capoeira, dança e música.

Ícones

Além dessas oficinas, o Circuito Cultural é responsável pelo projeto "Ícones da Cultura Capixaba", cujas aulas são ministradas pelo artista Sagrilo.

As aulas incentivam o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade, resultando em peças de confecção artesanal que retratam ícones locais, como estandartes, tambores e casacas.

Instrumentarte

Outra ação é o "Instrumentarte – Ensino do Congo nas Escolas", trabalho que valoriza a identidade folclórica capixaba ao possibilitar que mestres e integrantes de bandas de congo ensinem essa arte musical aos alunos da rede pública de ensino de Vitória.

As aulas são ministradas pelo mestre Valdemiro Salles, da banda de congo Panela de Barro, e contemplam os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, em Antônio Honório, na região de Goiabeiras.

Parceria e gestão

O CEU é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, para criação de um espaço de promoção da cidadania. 

O novo espaço, com mais de 2,4 mil m2 de área construída, possui três andares e foi planejado para atender, com acessibilidade, o público dos diversos serviços.

No primeiro andar, funcionarão o Cras e o Centro de Apoio ao Empreendedor. Ainda há auditório, anfiteatro, refeitório e banheiros. No segundo andar, funcionarão o Circuito Cultural, o Espaço de Qualificação e Inclusão Digital, uma biblioteca, além da coordenação do CEU, copa e banheiros. Já o terceiro pavimento conta com dois salões multiuso e o espaço esportivo, além de banheiros.

A gestão da unidade será por meio de um Grupo Gestor, que tem composição tripartite (poder público, comunidade e sociedade civil organizada), sendo formado por 15 membros titulares e 15 suplentes.


Voltar ao topo da página