Notícias

Circuito Cultural apresenta uma série de atividades na 6ª Flic-ES

Publicada em 23/05/2019, às 15h38

Por Leo Vais, com edição de Melissa Künsch


Divulgação Circuito
Apresentação Danças Urbanas
O núcleo de Danças Urbanas do Circuito Cultural foi um dos destaques do primeiro dia da 6ª Edição da Feira Literária Capixaba
Divulgação Circuito
Exposição Fotográfica Circuito Cultural
A exposição "Fotógrafos Amadores" apresenta fotos dos alunos do Circuito Cultural e fica em cartaz até o domingo (26)

Começou nesta quarta-feira (22), no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a 6ª Edição da Feira Literária Capixaba. No primeiro dia de evento, o Circuito Cultural marcou presença com uma série de atividades.

A exposição fotográfica “Fotógrafos Amadores” é resultado da oficina oferecida pelo projeto coordenada pela instrutora Ariane, e que estará em cartaz até o último dia do evento. A proposta é apresentar o olhar dos alunos para imagens que fazem parte do seu dia a dia.

Outro trabalho que está exposto até o próximo domingo (26)  são os resultados da oficina Ícones da Cultura, coordenada por Jupiara Francisco. As aulas propõem o ensino e a produção desses produtos em formato de souvenirs utilitários, que representam a identidade da cultura capixaba, como estandartes, tambor e casaca.

Fechando a programação do primeiro dia de evento, o núcleo de Danças Urbanas, coordenado por Thiago Francisco da Silva, o Thiaguinho. A participação do grupo no evento tem a importância de levar formação e conhecimento da cultura hip hop aos participantes da feira.

Na manhã desta quinta-feira (23), as alunas de balé apresentaram duas coreografias “Seja Feliz” e “Sonhos”, idealizadas por Aline Ribeiro, instrutora de balé do Circuito Cultural.

A partir das 16 horas, o mestre Valdemiro Salles junto com o artesão Sagrilo, promove  um cortejo com 40 alunos da EMEF Adão Benezarth, onde realizam o projeto “Instrumentarte – Ensino de Congo nas Escolas". O projeto valoriza a identidade folclórica capixaba ao possibilitar que mestres e integrantes de bandas de congo ensinem essa arte musical aos alunos da rede pública de ensino de Vitória.

"Toda construção da Participação do Circuito Cultural a partir do convite foi respeitando o olhar de cada Núcleo e de que forma cada um poderia estar participando da Flic dentro de um espaço universitário...fato esse que fez com que mais vez o Circuito Cultura alcance seu conceito de acesso, promoção e fortalecimento aos bens culturais”, disse Lena Cogo, coordenadora do Circuito.

Programação

Nesta sexta (24), a partir das 10 horas, acontece a atividade Maré Literária. O projeto tem a proposta de incentivar e fortalecer a formação e a produção de novos escritores, por meio de saraus, slams e fanzines. Entre os autores que estarão presentes estão Vitor Miguel Alves, com "Antes do pó, sou eu, companhia"; Felipe Ribeiro, com "Preto, a cor do mundo e outros versos"; Daniel Queiroz Rodrigues, com "Eu e o Mundo"; e Bantu do Gueto (Lucas Oliveira), com "Sobre antenas, limões e outras (f)utilidades”.

Na sequência, às 19 horas, é a vez da capoeira. Sob a supervisão do instrutor André Luiz Fadini, o Contramestre Dedé, o grupo vai apresentar duas práticas que são desenvolvidas nas oficinas realizadas no Circuito Cultural: o Maculelê, manifestação cultural em que a dança e a luta tem musicalidade forte e bem marcada; e a Capoeira, uma mistura de luta e dança, da raiz afro-brasileira tombada, em 2008, como patrimônio cultural imaterial da humanidade pelo IPHAN.

No sábado (25), às 11 horas, os alunos da oficina de violão, coordenados pelo instrutor Luís Ranna, apresentam a atividade “Gruta Sonora”. O jogo, pelo educador musical Carlos Kater, consiste em uma cabana de São João, onde os participantes caminham de olhos fechados por um universo sonoro produzido pelo grupo e que remeta à gruta do título, trazendo um novo olhar sobre as sonoridades e a relação espacial, sob a perspectiva auditiva.

Às 11h30, os alunos da oficna de teatro, sob a supervisão da instrutora Brunela Ribeira, farão uma leitura dramática de textos do escritor, diretor, dramaturgo, ator e professor capixaba Alvarito Mendes Filho. A Leitura dramática consiste, como sugere o título, em uma leitura em voz alta de texto teatral para uma plateia. Normalmente é realizada com base em um gênero específico como, por exemplo, o texto teatral.

Lilian Menenguci
Circuito Cultural
Os alunos de violão irão apresentar a atividade "Gruta Sonora" que apresenta um novo olhar sobre as sonoridades
Lilian Menenguci
Circuito Cultural
O Contramestre Dedé e seus alnos irão levar para o público da Feira Literária um pouco do maculelê e da capoeira

Voltar ao topo da página