Notícias

Cineclube de Quinta: Circuito Cultural vai exibir filme sobre comunidades no CEU

Publicada em 18/09/2018, às 16h47

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
5x Favela: Agora por nós mesmos
Filme trata do convívio humano e social nas comunidades do Rio de Janeiro

Dando início às atividades do "Cineclube de Quinta", acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 18 horas, na sede do Circuito Cultural, que fica no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras, a exibição do filme "5x Favela: Agora por nós mesmos".

O longa-metragem de 2009, dirigido por jovens cineastas moradores das favelas do Rio de Janeiro, é dividido em cinco episódios. O fio condutor do trabalho é o convívio humano e social nas comunidades. São histórias que abordam ética, educação, amizade, solidariedade, tolerância e família.

Para Timóteo André de Oliveira, que é estudante de Ciências Sociais e estagiário do Circuito Cultural, o filme se destaca por ser feito por jovens que falam da sua própria realidade em comunidade.

"A importância desses filmes para a Grande São Pedro é exatamente o ponto de instigar, cada vez mais, a comunidade para que possa também falar de si para o mundo, empoderando os sujeitos para que esses possam, por fim, serem donos e senhores de sua própria história", afirma Timóteo, colaborador do Cineclube.

Imagem divulgação
5x Favela: Agora por nós mesmos
Filme "5x Favela: Agora por nós mesmos" será exibido dentro da programação do Cineclube de Quinta no CEU

Cineclube

A proposta do "Cineclube de Quinta” é aproximar a comunidade da sétima arte ao apresentar filmes que tratem de questões comuns a ela e que possam servir de espelho para o público da região.

Para Stel Miranda, ativista cultural e vice-presidente do CEU, a região tem uma história com o audiovisual. "São Pedro é um celeiro audiovisual muito precoce. Em 1983, a região já ganhava destaque na telona graças a Carlos Henrique Gobbi e Amilton de Almeida, com 'Lugar de Toda Pobreza', filme que impactou o mundo, falando a realidade de São Pedro e que culminou na visita de João Paulo II, o terceiro maior Papa da história".

Dentro dessa proposta, o evento é mais um espaço para o fomento da cultura na região. "O Cineclube de Quinta vem, através do Circuito Cultural, fortalecer a área audiovisual, proporcionando para profissionais e amantes do cinema a temática, o entretenimento e o fortalecimento que a região e a comunidade merecem e precisam".

Serviço
Cineclube de Quinta - "5x Favela: Agora por nós Mesmos"
Quando: quinta-feira (20), às 18 horas
Onde: Circuito Cultural - Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na rua 23 de Abril, nº 35, na Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André)
Classificação indicativa: 14 anos
Aberto ao público

Voltar ao topo da página