Notícias

Ciclovia da Ponte de Camburi será interditada a partir desta quinta

Publicada em 04/06/2019, às 12h14 | Atualizada em 04/06/2019, às 18h28

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Marcus Monteiro


Flávio Almeida
Execução dos Serviços para recuperação nas vigas inferiores e reforço estrutural da ciclovia da ponte de Camburi
A passarela já estava interditada, agora a ciclovia será fechada. A travessia deve ser feita na outra passarela que acompanha a calçada dos prédios.

A passarela de pedestres e a ciclovia da Ponte de Camburi, no sentido Praia do Canto/Jardim da Penha, serão interditadas a partir desta quinta-feira (6) para obras de manutenção.

A travessia continua liberada para pedestres e ciclistas na passarela oposta. Em nenhum momento da obra haverá interferência no trânsito de veículos.

Para fazer a travessia segura e acessar a passarela do outro lado da via, pedestres e ciclistas deverão seguir as orientações das placas indicativas instaladas nas duas faixas de pedestres mais próximas da ponte, que apontam o caminho obrigatório.

Uma das faixas fica na esquina da rua João da Cruz, na Praia do Canto, local onde deverão atravessar para a calçada dos prédios e seguir pela outra passarela até Jardim da Penha, retornando ao calçadão de Camburi na faixa de pedestres em frente a uma loja de bicicletas na altura do primeiro bolsão de estacionamento. 

Orientações

Leonardo Silveira
Ação da Equipe do Papo da Cidade orientando o cidadão sobre a reforma na Ponte de Camburi
Equipe do Papo da Cidade informa os munícipes sobre as obras de manutenção na ponte

Esta é a terceira etapa das obras de manutenção da ciclovia, da passarela e das estruturas da ponte. Equipes do Papo da Cidade e da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) darão orientações sobre os locais seguros de travessia. 

A equipe do Papo da Cidade já fez ações educativas com pedestres, ciclistas e pescadores que frequentam o local, reforçando a importância de obedecer à sinalização e a relevância da obra para o município. Em sete dias, mais de 1,1 mil pessoas foram abordadas e conscientizadas.

Obras

A manutenção foi iniciada pelo guarda-corpo da passarela de pedestres, que está interditada desde o dia 05 de março. Em seguida, teve início a recuperação da estrutura metálica. Na quinta-feira (6), começa a recuperação do piso da passarela.

A obra tem caráter preventivo. Estão sendo feitos o tratamento do aço da estrutura, a recuperação de concreto e do piso da passarela, a instalação de novas placas de concreto e estrutura metálica, além da restauração e da substituição do guarda-corpo.

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) é responsável pela execução das intervenções, que foram licitadas por R$ 641.817,79, com prazo de conclusão de seis meses.

Inspeção

As obras de recuperação estrutural foram definidas após inspeção realizada em todas as pontes da cidade. "Este é um trabalho inédito em Vitória, que é o monitoramento sistemático da situação das seis pontes que fazem a ligação entre o continente e a ilha de Vitória e os quatro elevados da cidade", explicou o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

A Ponte de Camburi é composta por duas estruturas distintas. A Ponte Ceciliano Abel de Almeida foi construída em 1969, no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha. Em 2007, ela recebeu obras de reforço estrutural e ampliação do tabuleiro. Em 2015, uma passarela em estrutura metálica foi fixada ao tabuleiro da ponte e utilizada como ciclovia.

O que está sendo feito

A infraestrutura da ponte está saudável e não apresenta necessidade de manutenção em seus tubulões (colunas de sustentação da ponte fixadas no fundo do canal) e blocos de concreto onde o tabuleiro é apoiado.

Na parte inferior do tabuleiro da ponte (estrutura de concreto por onde circulam os veículos), há necessidade de manutenção da estrutura com o jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas.

Na estrutura metálica utilizada como ciclovia, foi apontada a necessidade de substituição de peças metálicas e troca de algumas placas de concreto que formam o piso.

Ponte Petrônio Portela

A Ponte Petrônio Portela permite o acesso à ilha, com tráfego no sentido Jardim da Penha-Praia do Canto. Ela foi reforçada e ampliada em 2006 e sua estrutura de apoio, o tabuleiro e a passarela estão em boas condições. Há necessidade de inspeções periódicas para continuar avaliando os efeitos do clima sobre a estrutura.

Matérias relacionadas

Pontes são inspecionadas e recebem indicações de manutenções preventivas

Ponte de Camburi vai receber obras de recuperação preventiva a partir de março


Voltar ao topo da página