Notícias

Ciclistas comemoram a inauguração da ciclofaixa que liga Fradinhos à Beira-Mar

Publicada em 26/06/2016, às 16h19 | Atualizada em 27/06/2016, às 10h35

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Prefeito faz self com ciclistas na inauguração da ciclofaixa de Fradinhos à Beira-Mar
Diego Alves
Moradores participam da inauguração da ciclofaixa de Fradinhos à Beira-Mar

A chuva e o frio na manhã deste domingo (26) não desanimaram os ciclistas. Montados em suas bikes, eles inauguraram a ciclofaixa de 1,5 quilômetros de extensão, ligando a avenida Paulino Muller, em Fradinhos, até a Beira-Mar.

A nova faixa exclusiva funcionará aos domingos e feriados, das 7 às 15 horas, integrando-se à ciclofaixa de 17 quilômetros que liga o Tancredão a Jardim Camburi. Como os trechos já existentes, a nova ciclofaixa recebeu sinalização e será isolado por cones.

"A minha alegria é que hoje nós demos mais um passo na proposta de ligação da parte central da cidade à orla. O nosso projeto de ciclovias e ciclofaixas tem o desenho de uma roda de bicicleta, onde o pneu é a volta da ilha e os raios são as ciclovias e ciclofaixas ligando o centro da ilha à orla", disse o prefeito Luciano Rezende, que testou a via pedalando sua própria bicicleta.

Para o prefeito, a ideia é dar condições para que as pessoas utilizem alternativas de mobilidade e de acessibilidade. "Estamos fazendo com que as pessoas tenham mais opções e comecem a deixar o automóvel em casa", disse.

Trajeto

A nova ciclofaixa começa na pracinha de Fradinhos, passa por um trecho da avenida Paulino Muller - onde a pista será totalmente interditada para o tráfego de veículos no sentido Maruípe -, segue pela rua Barão de Mauá e avenida Alberto Torres, em Jucutuquara, chega à avenida João Santos Filho, na Ilha de Santa Maria, finalizando na avenida Beira-Mar, onde se encontra com a ciclovia Tancredão-Jardim Camburi.

Trata-se de mais uma opção de lazer para os ciclistas da capital. No último dia 19, foi inaugurada a ciclofaixa de Goiabeiras, que tem 1,8km e passa pela avenida Adalberto Simão Nader até chegar à praia de Camburi. Somente na ciclofaixa de Camburi ao Tancredão, pedalam cerca de 5 mil pessoas aos domingos.

Mobilidade urbana

As ciclofaixas fazem parte do projeto de melhorias na mobilidade urbana da cidade, de forma moderna, sustentável e saudável. Apesar de ser considerada uma intervenção simples, do ponto de vista técnico, segregar a via é um importante meio de aumentar a segurança dos ciclistas nesses trechos.

Com essas vias, mais famílias são atraídas cada vez mais para o lazer e para a atividade física ao ar livre. Isso torna a qualidade de vida em Vitória ainda melhor, colocando as famílias sempre em condições de usufruir das belezas e das condições da cidade.

Diego Alves
Ciclistas inauguram ciclofaixa de Fradinhos à Beira-Mar
Diego Alves
Ciclistas inauguram ciclofaixa que liga Fradinhos à Beira-Mar

Voltar ao topo da página