Notícias

Chuvas: PMV reforça trabalhos de desobstrução de rede e limpeza de bueiros

Publicada em 15/05/2018, às 13h23 | Atualizada em 15/05/2018, às 13h50

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Central de Serviços
Desobstrução de rede de drenagem_Bento Ferreira
Equipe da Central de Serviços faz trabalho de desobstrução de rede em ponto de alagamento em Bento Ferreira
Central de Serviços
Limpeza de bueiros_Bento Ferreira
Garis reforçaram o trabalho de limpeza de bueiros nesta terça. Na foto, prato plástico encontrado em uma caixa-ralo

A Central de Serviços faz trabalhos permanentes para evitar transtornos aos moradores nos períodos chuvosos. Por conta do volume de chuva que caiu acima do previsto em Vitória neste início de semana - acumulado de 105 milímetros nas últimas 24 horas -, foram intensificados os trabalhos de limpeza de bueiros e desobstrução mecanizada de rede de drenagem nesta terça-feira (15).

Alguns dos pontos que receberam o reforço foram as avenidas Joubert de Barros e Carlos Moreira Lima, em Bento Ferreira, e vias de Jardim Camburi. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, acompanharam algumas ações. 

"A Prefeitura de Vitória trabalha permanentemente para que a cidade esteja preparada para os períodos de chuva. Mas pedimos que a população colabore e não jogue resíduos nas ruas. Já estão sendo instaladas novas lixeiras de manilha e papeleiras na cidade para que o lixo seja descartado devidamente", disse o prefeito. 

Rolha

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de "rolha" dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local. A capital conta com 25 mil bueiros, que recebem limpeza periodicamente. 

"Somente nesta terça (15) nós temos mais de 150 funcionários da área de limpeza trabalhando na cidade e cinco equipes com caminhões para fazer a desobstrução da rede de drenagem. Quando chove, uma média de 60 bueiros entope devido ao acumulo de resíduos descartados irregularmente, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas", relatou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Estações de bombeamento

A Central de Serviços informa, ainda, que as estações de bombeamento de Vitória operam 24 horas por dia e são acionadas automaticamente para escoar a água para o mar. As estações de bombeamento estão em pleno funcionamento: Estação de Bombeamento Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira/Santa Lúcia, em Bento Ferreira; e Estação Viaduto da Ufes, em Jardim da Penha.

Matéria relacionada

Chuvas: Defesa Civil de Vitória alerta para risco de deslizamentos


Voltar ao topo da página