Notícias

Chuvas: Defesa de Civil de Vitória faz monitoramento das áreas de risco

Publicada em 17/05/2019, às 14h49

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Chuvas
Até o meio da tarde desta sexta (17), o volume de chuva em Vitória não ultrapassou 25 milímetros

Com as chuvas que caem na capital desde a noite de quinta-feira (16), a Defesa Civil de Vitória intensifica o trabalho de monitoramento das áreas de risco da cidade.

Embora o volume desta sexta-feira (17) não tenha ultrapassado os 25 milímetros e as áreas monitoradas da cidade não estejam em estado de alerta, o órgão trabalha com ações preventivas a fim de evitar transtornos caso caia um volume maior do que o esperado.

Para este sábado (18), a previsão é de 50 milímetros e, para domingo (19), 40 milímetros.

"A Prefeitura de Vitória conta com um Plano de Contingência, no qual são desenvolvidas ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a ampla participação da comunidade", explica Jonathan Jantorno, coordenador da Defesa Civil de Vitória.

Locais monitorados

O município de Vitória possui 25 áreas de risco, que são monitoradas pelo Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). Essas áreas são localizadas nos seguintes bairros: Morro Macaco, Jaburu, Jucutuquara, Santos Dumont, Rio Branco, Fradinhos, Cruzamento, Morro Grande, Romão, Forte São João, Fonte Grande, Piedade, Moscoso, Quadro, Alto Caratoíra, Alagoano, Bela Vista, Jesus de Nazareth, Inhanguetá, São José, Santa Helena, Conquista, Comdusa, Morro da Capixaba, Redenção e Santa Martha.

A cidade não registrou nenhuma ocorrência nesses locais nesta sexta-feira, mas a orientação da Defesa Civil de Vitória é que situações como deslizamento, rolamento de blocos e quedas de barreiras sejam comunicadas imediatamente ao órgão, por meio do telefone 24 horas: 98818-4432.

O aplicativo Vitória Online também informa as condições dessas áreas e emite alertas em caso de ocorrências, além de informar a previsão e o volume de chuva na cidade.

Limpeza de bueiros e desobstrução de rede de drenagem

Diante da probabilidade de chuvas fortes, a Central de Serviços intensificou os serviços diários de limpeza de bueiros e desobstrução de galerias em todas as regiões da cidade.

A secretaria faz um alerta para a população para que evite descartar lixo nas ruas, pois esses resíduos, quando acumulados na rede de drenagem, entopem galerias e podem gerar alagamentos.


Voltar ao topo da página