Notícias

Chuvas: Defesa Civil mantém monitoramento de áreas de risco

Publicada em 06/02/2018, às 18h02 | Atualizada em 06/02/2018, às 18h10

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita de prefeito a área de risco no Forte São João
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, visitaram área de risco no Forte São João

A Defesa Civil Municipal continua o trabalho de monitoramento de toda a capital. Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito Luciano Rezende e técnicos da Defesa Civil de Vitória visitaram áreas de risco no bairro Forte São João. Somente em 2017, foram realizadas 610 vistorias em áreas de risco.

A prevenção é uma preocupação da administração municipal. "Temos 22 pluviômetros, que medem a intensidade das chuvas. Os dados estão disponíveis em um site interativo para acompanhamento do índice pluviométrico", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno Rocha.

Alerta

O aplicativo Vitória Online também alerta de deslizamento de terra ou rolamento de rochas em áreas de risco da capital. Em caso de estado de alerta, uma notificação é enviada automaticamente para todos os cidadãos que têm o app e estão localizados dentro de uma área definida pela Defesa Civil em relação ao local monitorado.

"Esse serviço permite o acesso rápido às informações referentes ao monitoramento de áreas de risco. Isso torna o trabalho mais eficiente, transparente e conectado com a população", ressaltou Jonathan.

Ações

Ainda no âmbito da prevenção, a Prefeitura de Vitória realiza a limpeza das encostas e bueiros e mantém o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e o Plano de Contingência Municipal (PCOM), além de promover a capacitação dos moradores das áreas de risco através dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC's).

"Quando constatado algum risco geológico ou estrutural, o morador deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil para uma avaliação técnica do local. Em situações de emergência ou calamidade, atuamos na orientação e retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e a assistência necessária", explica o coordenador.

A Defesa Civil mantém um esquema de plantão e vistoria dessas áreas. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O munícipe pode acionar o plantão através do telefone (27) 98818-4432.

Encostas

A administração municipal investe no monitoramento e em obras de contenção de encostas. Desde 2013, a Prefeitura já realizou 46 obras em áreas de risco.

Obras de contenção foram realizadas nos seguintes bairros: Moscoso; Fonte Grande; Alagoano; Mário Cypreste; Ariovaldo Favalessa; Gurigica; Consolação; Bento Ferreira; Ilha de Santa Maria; Jaburu; Jesus de Nazareth; Fradinhos; Bairro de Lourdes; Jucutuquara; Joana D'Arc; Santa Martha; São Benedito; Bonfim; Conquista; Comdusa; Santa Tereza; Mangue Seco; Forte São João; Centro; Romão; Tabuazeiro; Penha; São Benedito e Fradinhos.

Matérias relacionadas

Chuvas: Central de Serviços faz operação tapa-buracos em várias vias

Chuvas: ações de prevenção e trabalhos em várias frentes evitam transtornos


Voltar ao topo da página