Notícias

Cerco Inteligente de Segurança já está em operação

Publicada em 20/04/2018, às 09h59

Por Eduardo Brinco, com edição de Eduardo Brinco


Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Barreiras com câmeras estão espalhadas em 18 pontos estratégicos de Vitória
Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Câmeras leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passarem pelas barreiras

Começou a funcionar em Vitória, nesta sexta-feira (20), um sistema inteligente de monitoramento de veículos: o Cerco Inteligente de Segurança. Essa "barreira eletrônica" será utilizada para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem o uso de veículos.

Ao todo, 18 diferentes pontos da cidade já contam com as câmeras, que são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passarem pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

"O sistema funcionará de forma integrada com as demais instituições de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil e Federal, que vão poder utilizar essa ferramenta para auxiliar em investigações. Além disso, o Cerco Inteligente vai ajudar a Prefeitura de Vitória a localizar e monitorar áreas com maior incidência de crimes e adotar ações para redução de ocorrências", apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Treinamento

Nesta semana, de terça-feira (17) a quinta-feira (19), a Semsu realizou capacitação para agentes aprenderem a utilizar o banco de dados do Cerco Inteligente de Segurança. O curso contou com integrantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Federal, Ministério Público e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação.

Parceria

A Prefeitura de Vitória e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) assinaram um convênio que permite que a Semsu acesse as informações do banco de dados do Ciodes.

Com essa interligação, a Guarda Civil Municipal receberá informações das placas dos veículos registradas no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).


Voltar ao topo da página