Notícias

Cerco Inteligente de Segurança de Vitória vira modelo para Maricá e Niterói

Publicada em 15/09/2018, às 17h45 | Atualizada em 16/09/2018, às 09h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Vitória possui 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).
Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
A Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassa as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pela Guarda Civil e Polícia Militar

As prefeituras de Maricá e de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, estão adotando em suas cidades o modelo do sistema Cerco Inteligente de Segurança que foi implantado pela administração municipal em Vitória, em abril passado, e que já ajudou a reduzir em cerca 60% os furtos de veículos e outros crimes praticados utilizando veículos.

A ata de registro de preços elaborada pela prefeitura da capital está sendo utilizada como modelo para que estes municípios fluminenses contratem e ponham em execução sistemas idênticos ao utilizado em Vitória.

Segundo explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, a prefeitura montou e realizou uma licitação na modalidade de registro de preços para contratos, serviços e bens para a solução do cerco eletrônico e esta ata de preços, que está completa e bem definida, está atraindo a atenção de outros municípios até de fora do Espírito Santo.

“Conseguimos colocar tudo em uma única planilha de registro de preços com os melhores preços e qualidades do mercado, e o resultado positivo que estamos colhendo com o serviço que estamos realizando está atraindo a atenção de outros gestores”, destacou o secretário, completando que “a barreira eletrônica em Vitória é utilizada para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem veículos”.

O subsecretário municipal de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, destaca que o gerenciamento da montagem da licitação, na modalidade de registro de preços, foi um exercício de persistência, busca de conhecimento e informação, para descrever tecnicamente um produto final que fosse eficiente e atendesse as necessidades de nossa cidade. “Os resultados estão nos números de redução dos crimes envolvendo veículos”, destacou.

Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

Os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

Matérias relacionadas:

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajuda a recuperar 50º veículo

Comitiva de Niterói visita Central de Videomonitoramento de Vitória


Voltar ao topo da página