Notícias

Cerco Inteligente de Segurança da PMV ajuda a capturar assaltante

Publicada em 17/07/2018, às 15h15 | Atualizada em 18/07/2018, às 09h51

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Guarda Municipal
Guarda Municipal
Sistema foi acionado assim que o veículo passou pela barreira na Reta do Aeroporto

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a prender um suspeito de assaltos na capital. Às 14 horas desta terça-feira (17), o sistema foi acionado assim que o Fiat Siena, usado para os furtos, passou pela Reta do Aeroporto.

Agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), repassaram as informações para os agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar (PM).

Policiais militares abordaram o condutor em Maria Ortiz e identificaram que o veículo estava envolvido em várias ocorrências no município: somente nesta terça-feira (17), havia cometido dois assaltos.

A PM levou o suspeito e o veículo para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, onde foram reconhecidos pelas vítimas dos assaltos.

Veículos recuperados

Desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, em 20 de abril, foram recuperados 36 veículos, que foram devolvidos aos seus proprietários.

Sobre o sistema

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

As informações são cruzadas com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), e, no caso de restrição, os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página