Notícias

Cerco Inteligente de Segurança completa um mês e soluciona crimes

Publicada em 21/05/2018, às 12h20

Por Eduardo Brinco, com edição de Eduardo Brinco


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar veículo com placa clonada
Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmera flagrou caso de omissão de socorro, no qual o motorista não socorreu vítima de acidente

O Cerco Inteligente de Segurança, sistema eletrônico de monitoramento de veículos que visa ao combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem o uso de carros, completou neste domingo (20) um mês de funcionamento no município. Ao todo, oito veículos - quatro motocicletas e quatro carros - foram recuperados e devolvidos aos seus proprietários.

Com a implantação do sistema, todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas, assim como as ligações entre a área continental e a ilha. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. Os pontos foram implantados em locais estratégicos, garantindo a eficiência do sistema.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Barreira registrou quando veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente após sequestro relâmpago
Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmeras também ajudaram na prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico

Inovação

"Se um carro tiver restrição e passar por uma das barreiras, vai alarmar a Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal. Tão importante quanto ter um sistema inovador como o Cerco Inteligente de Segurança é ter pessoas comprometidas com a prestação do serviço que a ferramenta possibilita. Todas as equipes estão de parabéns por terem recuperado esses veículos e por terem demonstrado total empenho em fazer de Vitória uma cidade mais segura", apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Outros monitoramentos

O Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a esclarecer outros tipos de crimes. Um dos casos foi de omissão de socorro, no qual um motociclista foi atropelado por um veículo e o condutor, após o acidente, não prestou socorro à vítima e evadiu-se do local. O motorista suspeito de causar o acidente foi localizado devido às câmeras do Cerco Inteligente de Segurança.

Outro caso foi um sequestro relâmpago que aconteceu no município de Vila Velha. Como houve testemunhas e os dados foram inseridos no sistema do Ciodes, quando o veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente, o alarme foi disparado e houve a recuperação do veículo e o resgate da vítima.

Houve também a prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico e que, ao passar pela barreira, foi abordado e encaminhado para Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.

Divulgação Semsu
Cerco inteligente de segurança recupera motocicleta roubada
Cerco já atuou a recuperar quatro motocicletas com restrição de furto e roubo
Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Sistema registra a foto de todos os veículos que passam pelas barreiras na Central de Videomonitoramento e as placas são registradas pelas câmeras

Voltar ao topo da página