Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar mais um carro

Publicada em 09/05/2018, às 18h25 | Atualizada em 09/05/2018, às 19h10

Por Eduardo Brinco, com edição de Eduardo Brinco


Guarda Municipal
Cerco Inteligente de Segurança
Sistema do Cerco Inteligente foi acionado quando veículo passou por barreira na Ilha do Príncipe

O Cerco Inteligente de Segurança ajudou a recuperar mais um veículo com restrição de furto e roubo. Às 11 horas do último sábado (5), o sistema foi acionado assim que um carro passou pela barreira na Ilha do Príncipe.

A recuperação do veículo foi uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar e resultou na prisão de dois suspeitos, que foram conduzidos para a 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Foi o sexto veículo recuperado após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, que teve início no dia 20 de abril.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é um serviço de excelência que traz segurança para a cidade. "Com o Cerco Inteligente de Segurança, vamos trazer um impacto positivo nos índices da violência urbana em Vitória, pois acreditamos que o roubo e o furto de veículos deverão ter redução significativa".

Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Sistema dispara alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal quando carro com restrição de furto e roubo passa pelas barreiras

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página