Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar carro roubado e moto clonada

Publicada em 09/01/2019, às 14h34 | Atualizada em 09/01/2019, às 14h34

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Ciom
Cerco Inteligente de Segurança
Câmera registrou passagem do Honda Civic por barreira do Cerco Inteligente na avenida Fernando Ferrari

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar mais dois veículos: um carro com restrição de furto e roubo, na noite da última terça-feira (8), e uma motocicleta com suspeita de clonagem, na manhã desta quarta-feira (9).

Um Honda Civic que havia sido roubado às 18 horas de ontem (8) foi recuperado com a ajuda do cerco três horas após a ocorrência, quando o veículo passou pela avenida Fernando Ferrari e o alarme da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) foi acionado.

A Polícia Militar seguiu em diligência para abordar o veículo. O condutor foi localizado pela PM e foi conduzido ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

O Cerco Inteligente de Segurança contabiliza, até o momento, 93 carros recuperados. O sistema entrou em funcionamento em abril de 2018.

Divulgação Ciom
Cerco Inteligente de Segurança
Moto clonada passou por barreira do Cerco Inteligente e acionou a Ciom

Moto clonada

Já a moto clonada foi recuperada na manhã de hoje (9). Ao passar pela barreira localizada em Goiabeiras, o alarme soou na Ciom, que repassou as informações do veículo para abordagem.

A Polícia Militar realizou a abordagem em Itararé. O condutor estava portando um simulacro e estava com mandado de prisão em aberto. O suspeito foi conduzido para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança da PMV. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

Os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página