Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a elucidar crimes em Vitória

Publicada em 11/05/2018, às 19h06 | Atualizada em 11/05/2018, às 19h06

Por Eduardo Brinco, com edição de Eduardo Brinco


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmera flagrou caso de omissão de socorro, no qual o motorista não socorreu vítima de acidente
Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Barreira registrou quando veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente após sequestro relâmpago

O Cerco Inteligente de Segurança, que foi montado para o combate ao roubo de carros em Vitória, também foi utilizado para esclarecer outros tipos de crimes que envolvem a utilização de veículos. Durante os primeiros 10 dias de funcionamento, o sistema ajudou com informações de inteligência e dados coletados para elucidar outros casos.

Um dos casos foi um crime de omissão de socorro, no qual um motociclista foi atropelado por um veículo e o condutor, após o acidente, não prestou socorro à vítima e evadiu-se do local. O motorista suspeito de causar o acidente foi localizado devido às câmeras do Cerco Inteligente de Segurança.

Outro caso foi um sequestro relâmpago que aconteceu no município de Vila Velha. Como houve testemunhas e os dados foram inseridos no sistema do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), quando o veículo passou em uma das barreiras do Cerco Inteligente, o alarme foi disparado e houve a recuperação do veículo e o resgate da vítima.

Houve também a prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico e que, ao passar pela barreira, foi abordado e encaminhado para Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.

Excelência

Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o sistema é uma conquista para a cidade. "É um serviço de excelência que já está trazendo segurança para a cidade. Por Vitória ser uma ilha, temos um sistema com grande eficácia, pois os pontos de entrada e saída da cidade estão monitorados 24 horas por dia e, com isso, esperamos que os crimes na capital sejam evitados".

Veículos recuperados

Desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, no dia 20 de abril, já foram recuperados três motos e três carros, que foram devolvidos aos seus proprietários.

Como funciona

O sistema registra a foto de todos os veículos que passam pelas barreiras e as placas são registradas pelas câmeras, que armazenam a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Câmeras também ajudaram na prisão de um suspeito que estava associado ao crime de ameaça e associação ao crime de tráfico
Leonardo Silveira
Tela de monitoramento do Cerco Eletrônico no setor de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal
Sistema registra a foto de todos os veículos que passam pelas barreiras na Central de Videomonitoramento e as placas são registradas pelas câmeras

Voltar ao topo da página