Notícias

Cerco Inteligente ajuda a solucionar crimes e reduz roubo de veículos em Vitória

Publicada em 11/04/2019, às 18h31

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Cerco Inteligente de Segurança conta com barreiras espalhadas em 18 pontos da capital

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória vai completar um ano de funcionamento no dia 20 de abril e é considerado uma das mais importantes ferramentas de auxílio às forças de segurança do Estado.

Já houve prisão de estuprador com ajuda do rastreamento do veículo usado por ele e descoberta de carros clonados e veículos usados para cometer crimes.

É um instrumento de grande auxílio durante as investigações policiais, utilizado em parceria com as polícias Federal, Civil, Militar e também com o Ministério Público. Tendo Vitória como referência, o Governo do Estado já estuda a possibilidade de implantar a tecnologia em outras cidades.

Ao pesquisar a placa de um veículo no Cerco Inteligente, é possível descobrir os lugares por onde ele passou em Vitória nos últimos meses, os horários e dias em que mais circula em determinado local, o percurso que mais costuma fazer e até mesmo se há outros veículos que estão sempre próximos a ele.

Estuprador detido

Em junho de 2018, a Polícia Civil conseguiu prender um homem acusado de estuprar 14 mulheres. Elas não sabiam a placa do veículo usado por ele, mas, com algumas características do carro, foi possível fazer uma investigação no sistema do Cerco Inteligente de Segurança.

"Com essas informações, a inteligência da Guarda Civil Municipal de Vitória agiu com foco na região mais acessada pelo suspeito e no horário mais utilizado nos deslocamentos do carro. Ao atravessar um dos pontos da barreira, o alarme foi acionado e o suspeito, detido. Com o Cerco, é possível, por exemplo, buscar o histórico de trajetos e os dias e horários de determinado carro que esteja envolvido em assaltos, do qual só se saibam a cor, o modelo ou somente partes da placa. Essa tecnologia está à disposição de todas as forças de segurança e também das delegacias especializadas", afirmou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Redução de 50% no número de furtos e roubos de veículos

Leonardo Silveira
Prefeito Inaugura Reforma da Central de Vídeo Monitoramento
Alarme dispara na Central Integrada de Operação e Monitoramento quando um veículo procurado passa pelo Cerco e equipes nas ruas são acionadas

Em menos de um ano de funcionamento, o Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a reduzir em quase 50% o número de furtos e roubos de veículos em Vitória nos três primeiros meses deste ano, se compararmos com o mesmo período do ano passado.

Em janeiro de 2018, 108 veículos foram furtados ou roubados em Vitória. Em janeiro deste ano, o número caiu para 58. Em fevereiro de 2018, foram 96 veículos e, em 2019, 45. No mês de março do ano passado, foram 97 e, em março de 2019, 58.

Em consequência dessa redução, o Procon de Vitória vai solicitar a diminuição do valor do seguro de veículos da capital.

Redução de 19% de crimes contra o patrimônio

Neste período, também aconteceu uma redução no número de crimes contra o patrimônio. Na comparação entre janeiro, fevereiro e março de 2018 com o mesmo período de 2019, a queda foi de 19%.

"Nós acreditamos que esses números importantes de redução da criminalidade têm relação direta com o Cerco Inteligente de Segurança. Guarda Municipal e Polícia Militar atuam rapidamente para deter o condutor desses veículos. Essa eficiência na identificação e na prisão dos criminosos inibe a prática do crime", afirmou Calheira.

Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Os operadores da Central de Videomonitoramento repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Ciodes, que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página