Notícias

Cerco Inteligente: agentes da Guarda que efetuaram prisões são homenageados

Publicada em 03/06/2019, às 17h57

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Guarda municipal faz apreensão de bandidos
Prefeito recebeu os agentes da Guarda Comunitária que participaram da ação para prestar uma homenagem
Guarda Municipal
Guarda Municipal
Carro usado pelos suspeitos acabou colidindo contra a viatura da Guarda após bloqueio na avenida Beira-Mar

Os agentes da Guarda Comunitária de Vitória Fabiana, Amancio, Bruno e Miotto foram homenageados nesta segunda-feira (3) pelo prefeito Luciano Rezende durante a reunião de secretariado, na sala de reuniões do Palácio Municipal.

Eles foram responsáveis por efetuar a prisão de três suspeitos de praticar crimes em Vitória na noite do último domingo (2). A prisão aconteceu graças a um sistema coordenado de informações do Cerco Inteligente de Segurança.

Um veículo do modelo Onix na cor branca usado por bandidos para realizar um assalto a uma padaria na última sexta-feira (31) teve a placa cadastrada no sistema.

O veículo foi identificado em movimento pelas câmeras do Cerco Inteligente e, assim que o alarme soou na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), as informações foram repassadas para as guarnições da Guarda Municipal.

Duas viaturas, com os agentes Fabiana, Bruno, Amancio e Miotto, bloquearam a avenida Beira-Mar para surpreender os criminosos. Nesse momento, na tentativa de fugir do bloqueio, os bandidos fizeram uma manobra e colidiram de frente com uma viatura da Guarda. Os cinco ocupantes do carro fugiram em direção à maré, mas três foram rendidos.

Inteligência

"Essa ação foi uma combinação de inteligência e informações dadas pelo nosso Cerco Inteligente de Segurança, e o desempenho espetacular, bravo, corajoso, equilibrado dos nossos agentes da Guarda. Aliás, não é o primeiro movimento dessa natureza. Sempre estão fazendo isso e essa operação, inclusive, levou risco aos agentes, que se mantiveram dentro da técnica adequada e fizeram a prisão dos criminosos. Nós reconhecemos esse trabalho mais uma vez", elogiou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"As informações repassadas para as guarnições pelo Cerco Inteligente de Segurança foram de extrema importância para o êxito de ações como essa. Com as informações do veículo, conseguimos fazer a abordagem de forma rápida", enfatiza a agente Fabiana.

Redução de crimes

O prefeito Luciano Rezende ainda lembrou a melhora dos índices de segurança na capital nos últimos anos. "É lógico que segurança pública há sempre que melhorar, mas nós temos que reconhecer o trabalho dos nossos agentes da Guarda Municipal e o acerto do Cerco Inteligente de Segurança, que é uma ferramenta espetacular e revolucionou a nossa estratégia de segurança e os resultados na cidade", completou o prefeito

O secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, enfatizou o apoio do Cerco Inteligente para o trabalho da Guarda Municipal e para a redução de crimes contra o patrimônio em Vitória.

"Indicadores em Vitória apontam que os crimes contra o patrimônio foram reduzidos desde a implantação do Cerco Inteligente em Vitória. Reconhecemos que a responsabilidade constitucional da segurança urbana é da Polícia Militar, mas a Guarda Municipal de Vitória tem dado uma contribuição importante para a redução de crimes contra o patrimônio. Boa parte dessa redução é graças ao videomonitoramento das ruas e avenidas da cidade com o Cerco Inteligente", enfatizou Calheira.

Guarda Municipal
Guarda Municipal
Onix usado pelos criminosos para cometer assalto teve a placa cadastrada no sistema do Cerco Inteligente de Segurança
Guarda Municipal
Guarda Municipal
Prefeito destacou a bravura dos agentes da Guarda Municipal, cuja ação levou risco à equipe

Voltar ao topo da página