Notícias

Cerco de Segurança da PMV ajuda a reduzir em 52% os roubos e furtos de veículos

Publicada em 05/07/2018, às 12h29

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Redução de furtos e roubos de veículos
Ilustração da Secretaria de Segurança Urbana mostra a queda no número de furtos e roubos de veículos em Vitória

Após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, a capital registra uma redução de 52% no número de furtos e roubos de veículos, numa comparação entre os meses de abril, quando teve início o sistema, e junho.

Segundos dados da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), os casos de furtos e roubos de veículos apresentaram uma queda significativa de 52%: em abril, foram 115 casos, enquanto em junho foram registradas 55 ocorrências.

"Desde o início da operação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, no dia 20 de abril, o sistema ajudou a recuperar 27 veículos. Acreditamos que ele também ajudou na redução pela metade dos furtos e roubos de veículos em Vitória", apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Cerco Inteligente de Segurança

Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança

Todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas pelo Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. São 18 barreiras com 70 câmeras e sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), gerando um banco de dados com todos os veículos que transitam pela cidade.

Os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e, no caso de restrição, os operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) repassam todas as informações do veículo ao Ciodes para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

Eficácia

Para reduzir ainda mais os índices de criminalidade no município e oferecer aos órgãos de segurança uma ferramenta de apoio mais eficaz, a Prefeitura tem investido no sistema de monitoramento por câmeras, por meio da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), e no sistema de reconhecimento de placas de veículos.

Atualmente, são 230 câmeras de videomonitoramento e 70 câmeras do Cerco Inteligente de Segurança, tornando a cidade mais inteligente e segura.


Voltar ao topo da página