Notícias

Cerco de Segurança da PMV ajuda a prender criminosos que simulavam sequestro

Publicada em 07/11/2018, às 18h44

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Barreira do Cerco Inteligente da PMV registrou a passagem do veículo

Dois suspeitos de pertencer a uma quadrilha especializada em crimes de falso sequestro foram presos na última segunda-feira (5) por agentes da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa) com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

Após a delegada passar as informações com as características do veículo utilizado pelos criminosos, os agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) começaram a procurar o carro através do sistema e encontraram um Chevrolet Classic cinza com as mesmas descrições.

A placa do veículo foi então informada à Defa, que realizou a prisão dos suspeitos no município de Cariacica.

Cerco Inteligente de Segurança

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página