Notícias

Cerco de Segurança ajudou a recuperar mais um veículo roubado

Publicada em 07/01/2019, às 17h39

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Gol foi recuperado com ajuda do Cerco Inteligente de Segurança

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar um Volkswagen Gol com restrição de furto e roubo, na tarde da última sexta-feira (4). O alarme da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) soou quando o veículo roubado passou por uma das barreiras instaladas.

Após serem acionadas, as equipes da Guarda Comunitária seguiram em diligência para abordar o veículo. O veículo foi encontrado abandonado no bairro Santa Martha e foi encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

O Cerco Inteligente de Segurança contabiliza, até o momento, 92 veículos recuperados com a ajuda do sistema, que entrou em funcionamento em abril de 2018.

Sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página